MENU

BUSCA

STF elege Gilmar Mendes para vaga de ministro substituto do TSE

A vaga foi aberta com a passagem do ministro Nunes Marques para a categoria de ministro titular da Corte eleitoral.

O Liberal

O ministro Gilmar Mendes foi eleito nesta quinta-feira(25) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para ocupar uma cadeira substituta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  

A vaga foi aberta com a passagem do ministro Nunes Marques para a categoria de ministro titular da Corte Eleitoral. Nunes foi eleito para o posto pelo STF em 17 de maio. Antes, era integrante substituto do tribunal.

A votação no Supremo é secreta. Gilmar recebeu nove votos. Luiz Fux, um.

VEJA MAIS

'Quem tem que fazer explicações sobre venda de decisões é Moro', afirma Gilmar Mendes
Ministro do STF, Mendes comentou o vídeo no qual o hoje senador Sergio Moro fala sobre "comprar um habeas corpus de Gilmar Mendes"

Ministra Cármen Lúcia dá 15 dias para Moro explicar falas contra Gilmar Mendes
Moro foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no dia 17 de abril.

Carmen Lúcia é sorteada relatora da denúncia contra o senador Sergio Moro
Ministra irá analisar a acusação e eventualmente pedir para que a presidente do STF, ministra Rosa Weber, inclua o caso em pauta para que o plenário

Do STF, fazem parte do TSE os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Nunes Marques (titulares) e André Mendonça, Dias Toffoli e, agora, Gilmar Mendes.

Composição

Na manhã desta quinta-feira (25), o TSE empossou Nunes Marques como ministro titular. A Corte também elegeu e empossou a ministra Cármen Lúcia como vice-presidente.

A magistrada assumirá a presidência do TSE em junho de 2024, quando Moraes deixará a Corte. Caberá a Cármen Lúcia comandar as próximas eleições municipais.

Na próxima terça-feira (30), o TSE empossará os advogados Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares como ministros titulares da Corte.

Política