CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Sírios no Pará relatam preocupação com vítimas de terremoto

Sobhi Alshaar, de Belém, e Ahmad Dilana, de Barcarena, têm familiares e amigos entre as vítimas da tragédia ocorrida no dia 6

Daleth Oliveira
fonte

“Estou há três dias sem sair de casa, apenas acompanhando as notícias, falando com amigos e familiares que estão na Síria”, relatou Ahmad Dilana, 38, mecânico de navio sírio que vive em Barcarena, no nordeste do Pará. Ele está no Estado há 12 anos, onde se apaixonou por uma paraense, se casou e teve dois filhos. À reportagem do Grupo Liberal, ele disse que o desejo é trazer a família do país de origem para perto, afastando-a dos conflitos bélicos e catástrofes naturais que abalam a região.

Na madrugada da última segunda-feira (6), um terremoto de magnitude 7,8 que durou um minuto e meio derrubou milhares de edifícios, incluindo hospitais, escolas e prédios de apartamentos no sul da Turquia e no norte da vizinha Síria. Os mortos já passam de 11 mil e centenas de milhares de pessoas ficaram feridas ou desabrigadas. Até esta quarta-feira (8), o primeiro tremor já foi replicado mais de 90 vezes, deixando um rastro de destruição nos países.

VEJA MAIS

image Terremoto: Brasil enviará ajuda humanitária e equipe de resgate à Turquia
Ministério da Saúde também doou três ‘kits calamidade’, cada um contendo 250 kg de medicamentos

image Menina de 7 anos aparece protegendo irmão após terremoto na Síria; vídeo
“Senhor, se resgatar a mim e a meu irmão, seremos seus servos pelo resto de nossas vidas”, disse a menina ao socorrista

image O que aconteceu na Turquia? Veja o que se sabe até agora do terremoto que matou mais de 19 mil
Tremor de terra na fronteira entre Síria e Turquia deixou milhares de mortos, feridos e desaparecidos, além de rastros de destruição

“A terra não para de tremer. Não é seguro ficar nas casas pois a qualquer momento, tudo pode desabar”, contou Dilana. As residências de onde os parentes do mecânico vivem, na cidade de Lataquia, não foram ao chão com os terremotos. Entretanto, todos precisaram deixar tudo para trás a fim de se abrigarem em mesquitas, as igrejas da fé islâmica, para se manter com vida. “Alguns estão saindo apenas para ajudar a procurar outras vítimas nos escombros”.

Sobhi Alshaar, 45, está vivendo a mesma situação. O empresário sírio está em Belém, capital paraense há 15 anos, onde vive com esposa e filhos. Porém, do outro lado do mundo ficaram os pais e irmãos, na cidade de Hama, na Síria. Desde o primeiro tremor, ele vive em constante aflição, tremendo pela vida de seus familiares.

"Toda minha família saiu do prédio onde vivia"

“Estou acompanhando a situação 24 horas. Toda minha família saiu do prédio onde vivia para ir à casa de outros parentes, porque o apartamento não era mais seguro para ficar. Eles só saíram com suas roupas do corpo e seguiram. A angústia é grande, mas acredito que Deus está no comando de tudo e estou, mesmo de longe, pedindo em orações pelas vítimas”, desabafou Alshaar.

Outros parentes e amigos do empresário estão entre as vítimas do desastre. Para ele, “Estou sem notícias de um primo e sua família. Isso é angustiante. O mais triste é que a Síria não é preocupação do mundo todo. Cadê os maiores governos para ajudar quando a população está padecendo? Não temos hospitais, os conflitos bélicos já tinham destruído tudo e os países que deveriam levar ajuda humanitária, nada fazem”, reclamou.

“Penso em trazer minha família para cá. Pretendo me organizar financeiramente, pois ainda não estou preparado. São seis pessoas e preciso de uma casa para todos eles. Sei que é difícil, mas é necessário. Vai ser melhor, mais seguro”, finalizou Alshaar.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA