Simone Tebet: reforma tributária vai levar pelo menos 6 meses para ser aprovada

Declaração de ministra do Planejamento se deu após reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira

O Liberal
fonte

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), declarou após uma reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que não será possível aprovar uma reforma tributária em menos de seis meses. Portanto, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, que deve ser enviada pela equipe econômica ao Congresso até abril, não considerará eventuais mudanças no sistema de tributação do país. As informações são da Agência Estado.

"A reforma tributária é um processo que começa agora, mas a gente está, mais ou menos, definindo alguma coisa em torno de seis meses. Não dá para falar em uma reforma tributária em menos tempo que isso", disse Tebet, a jornalistas.

"Então, não dá para apresentar uma LDO pensando numa reforma tributária que ainda nem começou a tramitar", completou Simone Tebet.

VEJA MAIS

image 'A reforma tributária prevê a redução de impostos para a indústria'
FERNANDO HADDAD, ministro da Fazenda, ontem (31), ao ser abordado sobre o tema em evento na Federação Brasileira de Bancos (Febraban), ao lado da ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB)

image 'A realidade deixada pelo governo anterior é assustadora', afirma Simone Tebet
Ministra do Planejamento, Tebet ressaltou que o Estado brasileiro precisa cumprir sua parte no controle fiscal

image 'Nosso papel é colocar o brasileiro no orçamento. Sem descuidar da responsabilidade', diz Tebet
SIMONE TEBET, durante sua posse no Ministério do Planejamento, ontem (5). Ela citou a pasta como uma das mais importantes do novo governo, por abarcar prioridades, “sem deixar de ficar de olho na dívida pública'

Na última quarta-feira (1º), a ministra estimou a aprovação da matéria no Congresso até 15 de julho.

Tebet foi ao gabinete de Lira para começar as tratativas e se colocar à disposição para debater a reforma tributária, que é prioridade do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). "Entramos mais em detalhes de mérito do que de forma", afirmou.

A ministra Simone Tebet informou também ao presidente da Câmara sobre a preocupação dos Estados com a perda de arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Na semana anterior, os governadores se reuniram com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitando a reposição das perdas devido às recentes mudanças na cobrança do imposto.

Como a reforma tributária vai tramitar no Congresso?

A ministra do Planejamento ressaltou que a reforma tributária deve começar pela Câmara. "Para que a gente possa alinhar um texto em conjunto, Câmara e Senado, sempre colocando os líderes do Senado para participar, para que, quando sair a reforma da Câmara, seja o mais próximo possível de um texto definitivo que o Senado tenha identidade e conforto para votar", disse Tebet.

"Não temos que colocar prazo, nós não conhecemos a nova Legislatura, tem que dar o tempo deles. O importante é que a reforma tributária caminhe, e ela vai caminhar, porque tem boa vontade do Congresso Nacional, do presidente Lira e do presidente [Rodrigo] Pacheco", emendou.

A ministra Simone Tebet destacou ainda que o Planejamento estará concentrado na LDO, que deve seguir a regra fiscal, que substituirá o teto de gastos, que limita o aumento das despesas governamentais à variação da inflação. Segundo Simone, "é importante porque a LDO já deve ter, pelo menos, diretrizes para serem incorporadas na nova âncora, novo marco fiscal".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA