Sessão ordinária: Alepa retoma hoje votação de projetos dos deputados

Um dos projetos analisados, nstitui a "Sessão Azul" de cinema, com reserva de sessões de cinema, uma vez ao mês, para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista no Pará

Elisa Vaz
fonte

Os parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) realizam, nesta terça-feira (15), a primeira sessão ordinária do ano com votação, após terem retomado os trabalhos no início deste mês. Os deputados decidiram manter a terça-feira como o único dia para a realização das sessões ordinárias – antes da pandemia da covid-19, o Legislativo realizava os encontros nas terças e quartas, mas reduziu o número de sessões por semana para evitar contágio pelo vírus.

Entre as matérias que devem ser votadas nesta terça, em primeiro turno, está o Projeto de Lei (PL) 143/2021, de autoria da deputada estadual Dilvanda Faro (PT), que institui a campanha “Junho Vermelho” no Pará, mês dedicado à conscientização e a ações de prevenção e erradicação do trabalho infantil, data que passaria a integrar o calendário oficial de eventos do Estado. O texto já tem parecer favorável das Comissões de Justiça, Finanças e Defesa da Primeira Infância da Casa.

A autora argumenta, na justificativa, que o trabalho é proibido para quem ainda não completou 16 anos no Brasil e, quando realizado na condição de aprendiz, é permitido a partir dos 14 anos. Se for trabalho perigoso, noturno, insalubre ou atividades da lista TIP [piores formas de trabalho infantil], a proibição se estende aos 18 anos incompletos.

“O trabalho infantil é ilegal e priva crianças e adolescentes de uma infância normal, impedindo-os não só de frequentar a escola e estudar normalmente, mas também de desenvolver de maneira saudável todas as suas capacidades e habilidades. Antes de tudo, o trabalho infantil é uma grave violação dos direitos humanos e dos direitos e princípios fundamentais no trabalho, representando uma das principais antíteses do trabalho decente”, afirma.

Outro PL, de número 56/2021, institui a Semana de Conscientização sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD), no Pará, a ser realizada na semana em que cair o dia 13 de julho, Dia Mundial da TDAH, com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces em indivíduos com esses transtornos.

O autor, deputado estadual Dr. Galileu (PSC), explica, na justificativa, que o TDAH é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida, não sendo, portanto, considerado uma doença, caracterizando-se por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. “Ante o evidente interesse público da matéria e, principalmente, em razão da importância deste projeto, bem como na minha condição de médico, tendo em vista a necessidade de construirmos uma grande rede de proteção e sanar as dúvidas que cercam o assunto, solicito gentilmente o apoio dos meus nobres pares para a aprovação da presente propositura”, expõe o parlamentar. Os pareceres das Comissões de Justiça e Saúde foram favoráveis.

Instituir a "Sessão Azul" de cinema, que consiste na reserva de sessões de cinema, uma vez ao mês, para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Pará, é o principal intuito do PL 383/2019, que também deve ser votado nesta terça. Pelo texto, nas sessões de cinema em questão, as luzes deverão estar levemente acesas; o volume de som será reduzido; e deverá ser afixado na entrada da sala de exibição o símbolo mundial do espectro autista.

Além disso, as pessoas com TEA e seus familiares terão acesso irrestrito à sala de exibição, podendo entrar e sair ao longo da sessão, sempre que desejarem. Em caso de não preenchimento do total de vagas até cinco dias da data da sessão, o estabelecimento fica autorizado a disponibilizar as restantes ao público em geral, limitado à metade dos assentos; e na ausência de venda de ingressos com dois dias de antecedência da data determinada previamente para a realização da sessão, a empresa poderá fazer o cancelamento.

Já com pareceres favoráveis das Comissões de Justiça, Finanças e Direitos Humanos, a proposição tem a finalidade de conscientizar a sociedade sobre a importância, física e psicológica, da acessibilidade, segurança, boa vontade e diversidade necessária que deve ser fornecido às pessoas com o transtorno. O autor do projeto é o deputado estadual Fábio Figueiras (PSB).

Na área de cultura, de autoria do parlamentar Raimundo Santos (Patriota), o PL 6/2021 declara como integrante do Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial a manifestação sociocultural e desportiva conhecida como "luta marajoara", do Arquipélago do Marajó, no Pará. O autor argumenta que ela, tradicionalmente, recebeu denominações como "Agarrada Marajoara" e vem ganhando projeção mundial por meio da organização de MMA ("Mixed Martial Arts", ou "Artes Marciais Mistas") conhecida como UFC (Ultimate Fighting Championship) graças à participação e divulgação de atletas, mas a importância desse esporte remete a fatores antigos, refletindo parte dos costumes e realidades marajoaras, devendo oferecer condições para maior valorização e prática nos dias atuais, inclusive em nível acadêmico e educacional. Os pareceres das Comissões de Justiça e Finanças foram favoráveis.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA