CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Sessão da Câmara de Belém debate avanços para a população trans

Durante o evento, 19 ativistas travestis e transexuais receberam medalhas.

O Liberal
fonte

Lideranças do movimento social representativo de transexuais e de travestis em Belém participaram da sessão solene na Câmara Municipal de Belém, na tarde desta segunda-feira, 22, que debateu os principais problemas que afligem essa população, como o preconceito, a violência, a dificuldade de acesso ao emprego e o acesso a programas sociais. Durante o evento, 19 ativistas receberam a Medalha Paula Duarte, cujo nome homenageia uma das primeiras lideranças trans de Belém.

A sessão foi requerida pela vereadora Lívia Duarte (PSOL), que presidiu a solenidade. “A gente está discutindo políticas para a população trans com a população trans. A concepção do que a gente está discutindo saiu de várias organizações de pessoas trans. A gente precisa discutir visibilidade, discutir empregabilidade e precisa empregar”, destacou a parlamentar. O evento contou com a presença dos vereadores Fernando Carneiro (PSOL) e Enfermeira Nazaré (PSOL) e da deputada federal Vivi Reis (PSOL).

image Vereadora Lívia Duarte (Roberta Brandão)

“Hoje estamos tendo a garantia da presença da nossa população em um espaço público que não foi pensado para nos receber. Estamos buscando restituir isso. Precisamos de políticas reais para a nossa população”, disse Flores Astrais, da Rede Paraense de Pessoas Trans, do Grupo de Resistência de Travestis e Transexuais da Amazônia (Gretta) e co-articuladora do Movimento Arte e Vanguarda Themonias. “A população de tranvestis e transexuais, infelizmente, está na maior condição de vulnerabilidade social”, destacou Isabella Santorinne, Miss T Brasil 2022, que coordena uma ONG de pessoas trans.

As lideranças do movimento social voltaram a reivindicar a realização de uma espécie de censo da população de travestis e transexuais em Belém para que, a partir desses dados, as políticas públicas possam ser mais assertivas no atendimento desse público.

image Lideranças receberam a comenda Paula Duarte, da Câmara Municipal de Belém. (Roberta Brandão)

A pedido das organizações de defesa dos trans e travestis, Lívia Duarte protocolou na Câmara dois projetos indicativos que a prefeitura realize um dossiê para contabilizar essa população e, ainda, seja definida uma cota de atendimento do segmento nos programas sociais, como os de moradia, qualificação profissional e transferência de renda.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA