MENU

BUSCA

Sessão solene na Alepa homenageia ACP nesta segunda-feira

ACP é a segunda associação comercial mais antiga do Brasil, e comemora em 2019 seus 200 anos de fundação

Da Redação

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará  (Alepa), presta homenagem ao aniversário de 200 anos de fundação da Associação Comercial do Pará (ACP), a segunda mais antiga do Brasil, em Sessão Solene nesta segunda-feira (17), a partir das 9h30, atendendo a solicitação do deputado estadual Fábio Freitas, líder do PRB.

A ACP integra a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), sendo sócia fundadora da entidade, que é uma organização multissetorial,  composta por 27 federações, representantes de cada um dos estados, que agregam 2.300 associações comerciais e empresariais que representam mais de dois milhões de empresários em todo o país, pessoas jurídicas e físicas, de todos os setores da economia. Além  disso, é uma das primeiras entidades a reunir jovens empresários (Conjove) e mulheres empresárias (CME).  

Para o presidente do Conjove, João Marcelo Santos, a homenagem apenas reforma a relação de parceria que a bicentenária Casa tem com o poder legislativo e, sobretudo com o desenvolvimento do estado. "É evidente que nossos objetivos são contíguos, ou seja, queremos o melhor para o estado. Nós, na qualidade de jovens empresários, precisamos do apoio de nossos parlamentares para conseguir, a partir de uma tributação mais justa - por exemplo -, gerar mais emprego e, consequentemente, contribuir ainda mais com o Pará", afirma.  

"É com orgulho que o Conselho da Mulher Empresária participará da sessão solene na Alepa, pelos 200 anos da ACP. Somos a segunda Associação Comercial mais antiga no Brasil, isto significa ter participado de muitos momentos importantes na economia e na história do Pará. Temos a certeza que é através do associativismo que colaboramos para o desenvolvimento social, político e econômico do Estado, fomentando o comércio local", disse a presidente do CME, Denise Araújo.

Em dois séculos, a ACP presenciou e participou de fatos importantes que marcaram a história do país e do estado. Em 1988, a associação participou da elaboração da atual constituição, contribuindo para a construção da democracia, junto com a bancada do Pará. 

Em 1961, a instituição participou, em parceria com o Governo do Estado, da criação do banco que hoje é conhecido como Banco do Estado do Pará, o Banpará. Também a criação do Banco da Amazônia, o antigo Banco da Borracha, contou com a colaboração da ACP junto ao Governo Federal.

"Para mim, é uma honra prestar essa homenagem a essa instituição que é uma das mais importantes da nossa região. É um reconhecimento à história", argumentou Fábio Freitas.

Política