MENU

BUSCA

Secretaria Municipal de Saúde presta contas das ações de 2018 na Câmara

Segundo o secretário Sérgio Amorim, a reforma do Pronto Socorro do Guamá será finalizada em dezembro

Redação Integrada

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) participou de audiência pública nesta quinta-feira, 2, na Câmara Municipal de Belém (CMB).O secretário municipal de Saúde, Sérgio Amorim, prestou contas de recursos e serviços referentes ao ano de 2018 contemplados em obras, reformas e ampliações de espaços de saúde. A prestação de contas é regulamentada por lei desde 2012 e deve ser feita todos os anos.

Entre as informações prestadas aos parlamentares, foi anunciado que o Pronto Socorro do Guamá, fechado para reformas e ampliações desde junho do ano passado, será finalizado em dezembro deste ano, e não mais em abril, como havia sido comunicado pela Prefeitura de Belém anteriormente. Ao todo, a obra custará R$ 10 milhões às finanças municipais e passará de 63 para 97 leitos. A inauguração será em 2020, no aniversário de Belém.

Para o secretário, o dinheiro público voltado aos serviços de saúde, em Belém, é o ponto mais importante a ser conhecido pela população. "De tudo que fizemos em 2018, gostaria de destacar que, atualmente, investimos 24% do Tesouro Municipal em saúde, o que significa que aplicamos um valor bem acima dos 15% exigido pela Constituição. Isso demonstra o compromisso da Prefeitura em oferecer saúde à sua população. Hoje temos um subfinanciamento do Governo Federal, portanto, se não houvesse esse aporte do município de Belém, nós estaríamos em uma situação difícil", avalia.

O titular da Sesma destacou ainda a entrega de Unidades de Pronto Atendimento (UPA´s) no último ano e reformas de hospitais. "Entregamos a UPA do bairro da Terra Firme; o Hospital Dom Vicente Zico, com 60 leitos no total e nove leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Ainda vão ser entregues mais duas UPA´s, o que fará com que Belém passe a ter cinco UPA´s, atendendo, assim, ao padrão recomendado pelo Ministério da Saúde", assegura o gestor. Segundo Amorim, foram adquiridas também cinco novas ambulâncias, no ano passado, para assistir a população.

Os vereadores Fabrício Gama, vice-presidente da Casa Legislativa, Fernando Carneiro, Joaquim Campos, Emerson Sampaio e Nilda Paula assistiram a apresentação do secretário e ocuparam a tribuna do plenário para fazer perguntas, solicitações e comentários. Carneiro, o primeiro a se manifestar, elogiou a ida do secretário à CMB, o que, para ele, demonstra "o respeito que vossa excelência tem com essa casa, diferente da maioria das secretarias, que não tem muito contato conosco".

No entanto, o vereador também pediu esclarecimentos e solicitou dados. "Seria interessante que o senhor nos enviasse um resumo comparativo, não apenas dos números de 2018, para que a gente possa avaliar o que mudou de 2017 para o último ano. Temos, por exemplo, a informação de que o número de casos de Aids aumentou em Belém. Por isso, seria importante o dado oficial", demarca.

A Sesma assegurou que enviará à Câmara todas as solicitações feitas pelos vereadores.

Política