Reforma Tributária: Frente Nacional de Prefeitos defende mudança no texto pelo Senado

Grupo de prefeitos, entre eles o de Belém, Edmilson Rodrigues, se reuniu para tratar sobre o tema. Municípios consideram prejudicial a transferência do ISS para o governo federal

O Liberal
fonte

Prefeitos de capitais e grandes cidades brasileiras participaram, na manhã desta quarta-feira (12), de uma reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FPN) para discutir a Reforma Tributária aprovada na Câmara dos Deputados na semana passada. Umas das maiores preocupações desses gestores é a parte do texto que transfere a arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) – hoje de responsabilidade dos municípios – para a competência da União.

No texto aprovado, dois impostos locais são extintos: o ISS e o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), administrado pelos estados. Em troca, cria-se um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual, dividido em duas partes. Uma delas será o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que unificará o ICMS e o ISS. A outra parte do IVA será o CBS - criado a partir da extinção do Programa de Integração Social (PIS), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). 

VEJA MAIS

image Vice-presidente Geraldo Alckmin diz que votação da reforma tributária foi sem 'toma lá, dá cá'
Na semana em que a PEC foi votada pela Câmara, Governo Federal bateu recorde no empenho de emendas ao orçamento

image 'É natural que tenhamos divergências em algumas pautas específicas', afirma presidente do PL
Valdemar Costa Neto, presidente do Partido Liberal (PL), em carta divulgada após a votação da reforma tributária

Para a FNP, porém, essa iniciativa vai prejudicar a arrecadação das prefeituras de todo o Brasil, o que pode trazer prejuízos financeiros para as administrações municipais.

“Em reunião com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) debatemos estratégias para defendermos a nossa posição contrária a Reforma Tributária, uma vez que é uma proposta onde os municípios perdem arrecadação e, consequentemente, dificulta a gestão dos recursos nas cidades. Um dos próximos passos será a contratação de uma consultoria de alto nível a respeito da proposta da Reforma Tributária, com o intuito de entregar uma sugestão de mudança baseada em dados concretos”, disse Edmilson Rodrigues, em suas redes sociais, após participar da reunião da FPN.

A reforma tributária segue para a análise do Senado e a principal solicitação dos prefeitos que integram a FNP é a retirada do texto da parte que diz que a arrecadação do ISS deixe de ser responsabilidade dos municípios brasileiros.

image Aumento previsto na reforma tributária para streamings deve atingir consumidor, diz economista
De acordo com o Ministério da Fazenda, os clientes não sentiriam impacto devido a redução na taxação de outros serviços, como o de energia elétrica

image Reforma tributária atinge empresas de porte médio e pode atrair as que estão no Simples Nacional
Micro e pequenas empresas não estão incluídas na nova reforma e poderão continuar no Simples Nacional. Mesmo assim, expectativa do setor é sobre a divulgação das novas alíquotas

Durante a reunião desta quarta-feira, foi acertada a contratação de uma consultoria tributária para sustentar, com dados fundamentados, o posicionamento dos prefeitos do Brasil sobre os prejuízos que a mudança pode provocar nos municípios.

A FPN também pretende marcar uma audiência com o presidente da casa, Rodrigo Pacheco (PSD/MG). De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura de Belém, o encontro deve ocorrer na próxima semana, na capital federal, com a presença de todos os prefeitos que integram a Frente, entre eles Edmilson Rodrigues. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA