CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

PSTU lança Cleber Rabelo ao Governo do Pará

Candidato defendeu reestatização de empresas e plano de obras públicas no estado

Fabrício Queiroz
fonte

O operário da construção civil Cléber Rabelo foi oficializado como candidato do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) ao Governo do Estado do Pará. O lançamento da candidatura ocorreu nesta terça-feira (26), na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Belém (STICMB), onde foi anunciado também o nome de Benedita Amaral para compor a chapa como vice-governadora.

Esta é a quarta eleição em que Rabelo concorre ao cargo de governador. Até então, o único cargo político ocupado por ele foi de vereador de Belém, onde cumpriu mandato de 2012 a 2016. Em seu discurso, o candidato atacou os projetos defendidos por Jair Bolsonaro (PL) e Luís Inácio Lula da Silva (PT) e apontou como alternativa a construção de um governo pautado pelos interesses dos trabalhadores.

“Defender os interesses da classe trabalhadora significa ter uma política de cobrança das grandes empresas, do agronegócio, dos banqueiros, para organizar um plano de obras públicas que defenda moradia, escolas, saúde pública e também saneamento básico”, afirmou.

Cléber Rabelo também apresentou propostas para um eventual governo. Em seus planos estão a reestatização da Vale e da Celpa, a manutenção da Cosanpa enquanto companhia estatal e o aumento do produto interno bruto estadual. “O plano de governo está sendo discutido e elaborado com os trabalhadores. Nós vamos desenvolver um plano de obras públicas através da Companhia de Habitação do Estado do Pará, que tem um corpo técnico importante e que pode colaborar na execução desse plano para o nosso estado”, adiantou o candidato que também destacou sua posição contrária ao decreto estadual nº 2.194 que autoriza a concessão do sistema rodoviário do estado para a iniciativa privada.

image Em sua quarta candidatura ao governo, Cleber Rabelo anunciou um plano de obras para incrementar o PIB do estado do Pará (Sidney Oliveira / O Liberal)

Trabalhadores da construção civil e sindicalistas prestigiaram a convenção, que anunciou também os nomes dos candidatos da legenda para a Assembleia Legislativa, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. O dirigente sindical licenciado Seu Alex concorrerá a uma vaga como deputado estadual, a jornalista Wellingta Macedo disputa uma vaga como deputada federal e o professor universitário João Santiago pretende se eleger senador.

Santiago disputou as eleições de 2014 para deputado estadual e não concorreu nos pleitos mais recentes. Ele observa a mudança do cenário político nesse período e destaca a importância de denunciar situações críticas enfrentadas pela população. “É outra conjuntura e estamos nessa luta para tentar colocar questões-chave que afetam os trabalhadores. Por exemplo, a fome. São 33 milhões de famintos no Brasil. E no Pará, nos dados do IBGE, nós temos 3 milhões de pessoas vivendo na extrema pobreza. Quase 1 milhão de pessoas ganhando R$ 145 por mês. É uma questão-chave que nós queremos atacar junto com o Cleber e a Vera (Lúcia) a nível nacional”, pontuou.

image O professor João Santiago destacou que pretende lutar por políticas de combate a pobreza caso seja eleito (Sidney Oliveira / O Liberal)

A convenção estadual do PSTU também contou com a participação da pré-candidata à vice-presidência Raquel Tremembé na chapa com Vera Lúcia. Ela que é liderança da etnia Tremembé do Estado do Maranhão e pedagoga avalia que a composição da candidatura com uma mulher negra é indicativo da representatividade e do protagonismo que os segmentos populares invisibilizados tem alcançado.

“É nessa unificação, nessa perspectiva de unir os trabalhadores do campo e da cidade com os povos e as comunidades tradicionais, que sabem as dores uns dos outros que realmente vamos fazer essa revolução e dar visibilidade às pautas do povo”, afirmou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA