MENU

BUSCA

PSDB lança Pioneiro ao Senado e oficializa apoio a Helder

Ex-prefeito de Ananindeua já presidiu a Alepa e diz que municipalismo deve ser prioridade

O Liberal

A federação PSDB-Cidadania realizou convenção, na tarde deste sábado (30), para oficializar o nome de Manuel Carlos Antunes, conhecido como "Pioneiro", como candidato ao Senado.

O ex-prefeito de Ananindeua, cargo que exerceu por quatro mandatos, está na política desde 1988 e, enquanto deputado estadual, presidiu a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).

Segundo o candidato, a principal pauta a ser defendida por ele no Congresso deve ser a do fortalecimento dos municípios, a partir de uma reavaliação do pacto federativo que busque uma repartição mais justa dos recursos arrecadados pelo governo.

VEJA MAIS

Ambos os partidos também oficializaram 18 candidaturas para deputado federal e 42 a deputado estadual. Nos cálculos dos dirigentes, o objetivo é eleger seis para a Alepa e outros dois para a Câmara.

O evento também selou o apoio dos tucanos à reeleição do governador Helder Barbalho, após 30 anos de rivalidade acentuada contra o MDB no Estado. Ao discursar para a militância pessedebista, Helder fez questão de refletir sobre o tema.

"Muita gente imaginou que nunca seria possível essa cena que estamos vendo hoje. Quando assumi o governo eu tinha a clara compreensão de que havia dois caminhos: a continuidade da rivalização política ou o caminho de não perder nenhum minuto de energia com briga. Hoje damos uma demonstração de que a paz na política do Pará é um dos nossos pilares", disse ele, em um discurso no qual citou o ex-governador tucano Almir Gabriel e pediu que os eleitores deixassem "esse negócio de esquerda e direita para a placa de trânsito", em meio a diversos coros de "Fora, Bolsonaro".

Apesar de fazer parte da federação, nenhum representante do Cidadania esteve no evento, já que o partido optou por não apoiar Barbalho na eleição de outubro. Apesar da discordância, o presidente do partido no Pará, o deputado federal Nilson Pinto, saudou a parceria estabelecida nacionalmente.

"Essa eleição vai ser histórica. Só os fortes vão sobreviver. Só vai continuar existindo que conseguir eleger deputados federais em pelo menos dois estados. O PSDB só tende a ficar mais forte", garantiu. 

Política