CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Presidente Lula desembarca em Portugal na primeira viagem à Europa neste terceiro mandato

Ele terá um encontro com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o primeiro-ministro português António Costa. De lá, segue para a Espanha

O Liberal
fonte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já está em Portugal, nesta que é a primeira viagem à Europa no terceiro mandato do petista. Ele desembarcou na manhã desta sexta-feira (21) em Lisboa para uma agenda de seis dias de encontros em território português e também na Espanha. Lula irá se reunir com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o primeiro-ministro do país, António Costa. Na Espanha, ele deve se reunir com o rei Filipe VI e com o primeiro-ministro Pedro Sánchez. 

De acordo com o Itamaraty, a viagem do presidente para Portugal e Espanha está "no contexto de relançamento das relações com a Europa e com o mundo". Guerra na Ucrânia e o acordo entre Mercosul e União Europeia estão entre os temas no roteiro do petista, que este ano já visitou Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China e Emirados Árabes.

VEJA MAIS

image Alexandre de Moraes nega pedido de liberdade provisória do ex-ministro da Justiça Anderson Torres
Ministro afirma em sua decisão que Torres pode ter sido responsável pela operação da PRF para impedir que eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparecessem às urnas

image 'Não fiquei chateado, ele saiu por conta própria', diz Lula sobre saída de Gonçalves Dias
Imagens mostram ex-ministro caminhando ao lado de invasores em 8 de janeiro

image Presidente Lula antecipa viagem para Portugal e viaja ainda nesta quinta-feira (20)
Ele deixaria o Brasil apenas na sexta-feira, mas resolveu antecipar a viagem. Agenda no país Luso deve durar até a próxima segunda (24)

Lula deve retornar à Europa no início de maio para participar da coroação do rei Charles III e se reunir com o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak.

Veja a agenda de Lula em Portugal e Espanha

Portugal

  • Sexta (21): previsão de chegada a Lisboa.
  • Sábado (22): participa de cerimônia de boas-vindas com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e deposita flores no túmulo do poeta Luís de Camões, no Mosteiro dos Jerônimos, em Belém. Almoça com o primeiro-ministro português, António Costa, e participa da reunião da 13ª Cimeira Brasil-Portugal, cúpula bilateral retomada após sete anos. Os dois governos assinarão pelo menos 13 documentos, entre os quais, um acordo para equivalência de diplomas nos níveis fundamental e médio e outro para reconhecer carteiras de motorista.
  • Domingo (23): não há previsão de compromissos oficiais.
  • Segunda (24): viagem à cidade de Matosinhos, na região do Porto, para abertura do Fórum de Negócios Portugal-Brasil. Lula pode fazer a viagem em um KC-390, cargueiro militar fabricado pela Embraer, a fim de incentivar a venda das aeronaves. Retorna a Lisboa para a entrega do prêmio Camões a Chico Buarque.
  • Terça (25): Lula será homenageado em uma sessão solene da Assembleia da República Portuguesa.

Espanha

  • Terça (25): viaja para Madrid para participar de um fórum empresarial. Existe a possibilidade de um encontro com o rei espanhol, Felipe VI.
  • Quarta (26): último compromisso da viagem deve ser uma reunião com o primeiro-ministro do país, Pedro Sánchez, seguida de uma cerimônia de assinatura de acordos.
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA