CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Presidente Bolsonaro veta trocar ‘Dia do Índio’ para ‘Dia dos Povos Indígenas’; entenda

Presidente justificou que a Constituição Federal usa o termo "índios" no capítulos em que estabelece direitos desses povos originários

O Liberal
fonte

O projeto de lei aprovado pelo Senado no dia 4 de maio, que muda o "Dia do Índio" para "Dia dos Povos Indígenas", foi vetado integralmente pelo presidente Jair Bolsonaro. Para ele, "não há interesse público na alteração". Além disso, o presidente justificou que a Constituição Federal usa o termo "índios" no capítulos em que estabelece direitos desses povos originários, "não havendo fundamentos robustos para sua revisão".

VEJA MAIS

image Deslizamento de terras no rio Mapuera deixa 2 mil indígenas com dificuldades de alimentação
O deslizamento foi constatado após sobrevoo da Funai na área afetada na segunda-feira (30)

image MPF aciona Justiça federal para cobrar fiscalizações emergenciais em terras indígenas no Pará
O objetivo é conter as invasões e o desmatamento que tornaram a área, nos últimos três anos, uma das mais desmatadas da Amazônia

image Portaria do TSE cria Comissão para promover participação indígena no processo eleitoral
Colegiado deve planejar ações com objetivo de fortalecer o exercício da capacidade eleitoral dos indígenas, respeitando os respectivos costumes, linguagens e organização social

De acordo com o presidente, a decisão foi tomada após consulta ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, que se manifestou pelo veto. A decisão está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (2).

A mudança no nome havia sido proposta pela deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR), primeira parlamentar indígena na Câmara dos Deputados, por meio do Projeto de Lei 5.466/2019. O projeto revogava o Decreto-Lei 5.540, de 1943, que estabelecia o dia 19 de abril como “Dia do Índio”, e nessa data passava a ser comemorado o “Dia dos Povos Indígenas.

Em entrevista ao G1, a professora e doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), Márcia Mura, explicou que a mudança do nome da data é uma reivindicação dos povos indígenas, que consideram o termo "índio" pejorativo, por evocar um estereótipo presente durante o período colonial no Brasil.

"Índio é um termo genérico, que não considera as especificidades que existem entre os povos indígenas, como as especificidades linguísticas, culturais e mesmo a especificidade de tempo de contato com a sociedade não indígena", declarou.

Segundo ela, "indígena" é uma palavra que significa "natural do lugar em que vive". O termo exprime que cada povo, de onde quer que seja, é único.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA