MENU

BUSCA

Prefeitura de Belém decreta três dias de luto pela morte de Coutinho Jorge

Corpo está sendo trazido a Belém, onde receberá honra de ex-prefeito

Roberta Paraense

A Prefeitura Municipal de Belém (PMB), decreta luto de três dias, em razão do falecimento do ex-prefeito de Belém, Fernando Coutinho Jorge, em Brasília (DF), no ínicio da tarde deste domingo (17). 

O corpo será trasladado para capital, onde receberá honras de ex-prefeito. Em nota, a prefeitura informou que: “o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, em razão desta perda, decreta luto oficial por três dias na capital”, disse o texto.

Fernando Coutinho Jorge era economista e político que durante sua vida pública, entre outros cargos, foi deputado federal e senador pelo Pará, prefeito de Belém e ministro do Meio Ambiente.

Nas eleições municipais de novembro de 1985, ele  tornou-se o primeiro prefeito da cidade eleito diretamente após a Ditadura Militar. Durante o mandato, Coutinho criou a Guarda Municipal e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Jorge Coutinho, como era conhecido, se aposentou aos 70, como conselheiro do Tribunal de Contas do Pará (TCE-PA). Bacharel em Ciências Econômicas, na política ele também atuou como deputado federal, senador pelo PMDB (atual MDB) no Pará. No governo de Itamar Franco, foi ministro do Meio Ambiente.

Política