Prefeitura de Baião busca implantação de primeira agência da Caixa Econômica no município

Comitiva esteve em Belém para reunião com superintendente do banco em busca de acordo para a implantação da agência

Eva Pires

Uma comitiva da Prefeitura de Baião, no nordeste paraense, esteve reunida, na manhã desta segunda-feira (4), com o superintendente da Caixa Econômica no Pará, para buscar um acordo para a implantação da primeira agência do banco no município. A implantação da agência já foi autorizada, no entanto, entraves como a licitação de aluguel e a falta de recursos humanos impedem a efetivação do processo.

Com uma população de 52 mil habitantes, o deslocamento para agências de outras cidades dificulta o acesso aos benefícios de programas sociais. De acordo com o prefeito de Baião, Dr. Lourival Menezes Filho, conhecido como Dr. Loca, a despesa mensal do município com o governo federal é de aproximadamente R$ 100 milhões. A cerca de 300 km daqui da capital paraense, Baião possui uma alta demanda da Caixa.

"É inviável um município como o nosso, de 52 mil habitantes, não ter uma agência da Caixa Econômica, sendo que existem eventuais pagamentos em nosso município que geram em torno de R$ 100 milhões, e essa população tem que sair para outras outras cidades onde tem a Caixa. Entre essas cidades está Cametá, que está a uma distância grande do nosso município; Tucuruí, a 140 km e Igarapé-Miri, a 120 km", relata o prefeito.

O município conta com apenas um centro lotérico para jogos e apostas. "No dia de pagamento, esse centro faz uma fila quilométrica. E nesse contexto, todos nós temos gestantes, idosos, mãe com criança no colo. São populações ribeirinhas que se deslocam para a cidade e eles têm muita dificuldade. Chegam a sair às cinco horas da manhã da casa deles para serem atendidos duas horas da tarde, três horas da tarde. A gente busca com essa tratativa amenizar esse sacrifício, dessa caminhada longa, árdua, que eles fazem do lugar deles para a cidade, na tentativa de buscar os auxílios assistenciais do governo federal", explica.

Um concurso público, previsto para agosto deste ano, fará parte da implantação da agência da Caixa Econômica na cidade. As vagas foram ofertadas por polo, sendo o município de Baião incluso no polo da região de Cametá.

"O retorno deles é que eles garantem que, brevemente, a Caixa irá se implantar em nosso município. Eles só estão aguardando a resolução do concurso público. O município até sugeriu que a prefeitura pagasse o aluguel do prédio. E essa foi minha proposta que levei para os superintendentes. Se for a questão de aluguel, a prefeitura irá arcar com aluguel", afirma.

Para o prefeito, os ganhos com a implantação da agência serão gigantescos para o município. "Nós vamos fortalecer o comércio local, porque esses segurados acabam migrando para outras cidades e acabam gastando o recurso lá. Nós perdemos ICMS e perdemos o fortalecimento do nosso comércio local, além da questão da viagem. Quando eles viajam, eles estão sujeitos a assalto, acidente de carro, entre outros riscos", informa.

Mobilização

O ex-prefeito e professor Newton Lobo de Faria, conhecido como Saci, conta que a população de Baião já está mobilizada nessa busca ativa. "Entregamos hoje na Caixa, um abaixo-assinado com aproximadamente cinco mil assinaturas. Também se ganha com a aproximação dos serviços que a caixa oferece, principalmente dos programas sociais do governo federal com a nossa população, que muitas vezes deixa de acessar esses benefícios por conta do distanciamento para obtê-los", declara.

Baião possui 37 comunidades quilombolas que são beneficiadas com diversos programas sociais. "Por exemplo, de Bolsa Família, em torno de 5 mil famílias de Baião são beneficiárias. A Agência da Caixa Econômica, hoje em dia, é, sem dúvida nenhuma, uma obra de grande valor, de grande importância para a inclusão social e o desenvolvimento sustentável da nossa iniciativa", destaca.

As principais gerações de renda e movimentação de economia do município são "a agricultura familiar, a pimenta do reino, a pesca artesanal e o papel importantíssimo dos programas sociais, uma grande referência do ponto de vista da economia", conclui o ex-prefeito.

A equipe do Grupo Liberal entrou em contato com a Caixa Econômica, que informou, por meio de nota, o seguinte: "A Caixa informa que o planejamento e o cronograma de implantação de novas unidades do banco estão em constante atualização, com divulgação de novas informações oportunamente". "No município de Baião (PA), os clientes contam com atendimento presencial na unidade lotérica Centro Lotérico Amazonia – Av. Antonio Baião, 82, Centro"

"A Caixa também disponibiliza aos clientes atendimento por meio dos canais remotos e digitais, como o Internet Banking Caixa, o WhatsApp Caixa (0800 104 0104) e os aplicativos Caixa Tem, Cartões Caixa, Habitação Caixa, DPVAT, FGTS, dentre outros. Por telefone, podem contatar a Central de Atendimento CAIXA pelos números 4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0104 (demais regiões)".

*Eva Pires, estagiária, sob supervisão de Emilly Melo, repórter do Núcleo de Política

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA