MENU

BUSCA

Prazo para emitir o título de eleitor acaba nesta quarta-feira; veja como e onde se regularizar

Além das unidades de atendimento em Belém, é possível realizar o processo via internet

O Liberal

Encerra nesta quarta-feira (4) o prazo para a emissão e regularização do título de eleitor e para garantir que o máximo de paraenses esteja apto para comparecer às urnas em outubro, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará tem trabalhado com horários estendidos nos últimos três dias.

VEJA MAIS

Apesar da animação de Lima e dos esforços do Tribunal Superior Eleitoral e campanhas de artistas no Twitter, entre março de 2013 e março de 2022, o total de eleitores aptos de 16 e 17 anos no país caiu de 2,2 milhões para 1 milhão, uma queda de 53% no número de eleitores dessa faixa etária em apenas nove anos. Na avaliação da estudante Kethany Mendes, é difícil ter alguma esperança com o cenário político atual, com o qual ela se diz frustrada. Ela conta que só compareceu ao TRE na manhã desta terça-feira (3) porque a mãe a "obrigou".

"Não vai adiantar. A gente vai fazer algo que não tem resultado nenhum. Falam, falam e não fazem nada. Muitos amigos, graças a Deus, não estão indo tirar o título. Acho errado essas penalidades e multas. Ninguém é obrigado a nada. Vamos votar em quem? Deveria mudar tudo, sem ninguém ser obrigado a nada. Mas a gente não manda na gente", desabafa, após dizer que foi muito bem atendida pelos funcionários "gentis" do Tribunal.  

Luana Mota é caixa de supermercado e tem 20 anos. Ela chegou no mês passado ao Pará e fez questão de pedir a transferência do título logo. "Vim lá do Ceará. Me informaram sobre o prazo vim logo. O atendimento foi ótimo porque eu consegui fazer o pré-cadastro na internet. Estou animada para votar em outubro. Se a gente não fizer a nossa parte, quem vai fazer?", conta. 

Política