CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Pilar Del Río, viúva de Saramago, recebe em Portugal o título de Cidadã de Belém do Pará

Pilar esteve recentemente em Belém para participar dos eventos de celebração do centenário de nascimento de José Saramago, realizados pela Universidade Federal do Pará (UFPA)

O Liberal
fonte

A jornalista e escritora Pilar Del Río, viúva de José Saramago e presidente da Fundação que leva o nome do Prêmio Nobel de Literatura, recebeu, em Lisboa, o título de Cidadã de Belém, capital do estado do Pará. A comenda recém aprovada pela Câmara Municipal, foi entregue em mãos, na última sexta-feira, 25, pela vereadora e deputada estadual eleita Lívia Duarte (PSOL), que foi a proponente do título. 

Pilar esteve recentemente em Belém para participar dos eventos de celebração do centenário de nascimento de José Saramago, realizados pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Na ocasião, Pilar e Lívia Duarte foram apresentadas pelo reitor Emmanuel Tourinho e a esposa, Simone Neno.

VEJA MAIS

image Em Belém, Pilar del Rìo, viúva de Saramago, encontra viúva de indigenista assassinado
Em entrevista com Beatriz Matos, a jornalista espanhola volta a pressionar o governo brasileiro por respostas sobre o assassinato de Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, assim como por medidas de proteção da Amazônia e dos que ali vivem.

image Concerto encerra a programação do Centenário de Saramago em Belém
O espetáculo foi apresentado pela Orquestra Sinfônica Altino Pimenta, da UFPA, no Theatro da Paz.

"Pilar me recebeu na porta. Ela atrasou uma viagem para me receber. Me esperava junto com a direção da Fundação José Saramago, que fica na Casa dos Bicos, um prédio histórico que fez parte de uma muralha romana do século III", conta Lívia.

Na sala que foi Saramago, Lívia e Pilar fizeram uma pequena cerimônia para a entrega do Título de Cidadã de Belém. "Ela se emocionou. Eu também. Foi lindo", narra a vereadora, que também entregou à Pilar del Río a edição mais recente da revista da Editora da UFPA, que traz uma foto da jornalista espanhola na capa.

Logo depois, Pilar mostrou o ambiente para Lívia, como os retratos na parede e o espaço reservado à placa com a transcrição "Rua Marielle", objeto usado em memória da vereadora carioca do PSOL, Marielle Franco, que foi assassinada, em 14 de março de 2018.

Após o encontro com a parlamentar paraense, Pilar Del Río viajou para o México, onde também participa de programações alusivas ao Centenário de Saramago.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA