MENU

BUSCA

Petrobras vai pedir reconsideração da decisão do Ibama sobre licenciamento da Margem Equatorial

Estatal afirma que cumpriu os requisitos legais junto a instituição e garante segurança em caso de emergência ambiental

O Liberal

A Petrobras vai protocolar, ainda nesta semana, um pedido ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de reconsideração do indeferimento da licença ambiental para perfuração de um poço para exploração da Margem Equatorial Brasileira, na costa do Amapá. O anúncio foi feito pela empresa nesta quarta-feira (24). 

Em nota, a Petrobras afirma que todos os requisitos legais e exigências técnicas para realizar a operação foram atendidos. “A estrutura de resposta à emergência proposta pela companhia é a maior do país. Ainda assim, a Petrobras se prontifica a atender demandas adicionais porventura remanescentes”.

VEJA MAIS

Ibama x Petrobras: Marina Silva e Alexandre Silveira se reúnem para debater exploração de petróleo
Ministros devem discutir sobre as tentativas da Petrobras de fazer uma perfuração de teste no mar para checar se de fato há petróleo na chamada Margem Equatorial

Margem Equatorial: Lula defende exploração de petróleo na foz do Amazonas: 'é em alto mar'
Apesar de, a princípio, não ver efeito negativo no projeto, o presidente afirmou que só decidirá sobre o assunto quando retornar ao Brasil: "Se tiver problema, certamente não será explorado, mas eu acho difícil"

Petrobras mantém navio-sonda para perfuração por pelo mais 10 dias na foz do Amazonas
Empresa afirma que exercerá seu direito de apresentar Pedido de Reconsideração perante a Presidência do IBAMA, que indeferiu o processo de licenciamento ambiental

A estatal também alertou para os problemas que a decisão do Ibama pode causar à empresa e ao Amapá. O argumento é que o indeferimento da licença no bloco FZA-M-059 causa insegurança jurídica em futuros investimentos na região e pode comprometer a segurança energética do país. 

“O indeferimento pela inviabilidade ambiental pode resultar em litígio e aplicação de multas, além de comprometer a avaliação do potencial da região, bem como a segurança energética e a própria transição energética justa e segura do país”, diz o comunicado.

Além disso, a nota frisa que a Avaliação Ambiental de Área Sedimentar (AAAS) é um instrumento de política sob responsabilidade compartilhada dos ministérios de Meio Ambiente (MMA) e Minas e Energia (MME), de acordo com a portaria interministerial No 198/2012.

Disputa no governo

A decisão do Ibama instaurou uma disputa interna no governo entre os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Marina Silva (Meio Ambiente). Na última terça-feira (23), a ministra saiu vitoriosa na 1º reunião entre as pastas. 

De acordo com Marina, ficou decidido no encontro que a deliberação do Ibama será mantida e que o instituto ambiental seguirá normas legais que exigem a realização da avaliação ambiental estratégica para pedidos de licenciamento para novas áreas de exploração de petróleo ou projetos de altíssima complexidade.

Por “inconsistências preocupantes”, o Ibama indeferiu na quarta-feira (17)  uma licença ambiental à estatal para realizar a perfuração. Localizada a 179 km da costa do Amapá e a 500 km da foz do rio Amazonas, a região é um dos principais focos de campanha exploratória no Plano Estratégico 2023-2027 da empresa.

Política