MENU

BUSCA

Pecuaristas de Xinguara, no Pará, usavam PIX de loja de informática para financiar atos golpistas

Depósitos iam para a USA Brasil, loja da cidade que é associada ao empresário Ricardo Pereira da Cunha

O Liberal

Fazendeiros da região de Xinguara, no sul do Pará, divulgavam o PIX de uma loja de informática para arrecadar verbas para atos antidemocráticos e direcionavam os depósitos para a USA Brasil, loja da cidade que é associada ao empresário Ricardo Pereira da Cunha, conhecido como "Ricardo da USA Brasil". As informações são do Uol.

VEJA MAIS

Lauriano, que declarou à Justiça Eleitoral patrimônio de R$ 3,3 milhões, é dono da JP Construtora, mas está enveredando pelo garimpo. Segundo a reportagem do Uol, a Agência Nacional de Mineração (ANM) lhe deu permissão, em agosto passado, para extrair minério de ouro no Pará por cinco anos. A riqueza da família, porém, vem do boi. Ele é filho de Onício Lauriano, pecuarista com fazendas em pelo menos três municípios do sul do Pará.

O pai, no mesmo grupo de WhatsApp, também chegou a compartilhar, em 9 de dezembro, uma "rifa de um touro Senepol e uma bezerra Nelore em pro [sic] da manifestação em Brasília". Com custo de R$ 200, a rifa vendeu mais de cem bilhetes, e a arrecadação foi feita pela conta bancária da USA Brasil. Veja trecho:

 

 

'Ricardo da USA Brasil'

Embora Cunha seja conhecido como "Ricardo da USA Brasil", a empresa está cadastrada na Receita Federal em nome de outra pessoa. Antes de arrecadar verbas para ações golpistas, a USA Brasil foi usada para diversas ações do grupo Direita Xinguara. Ali, por exemplo, foi um ponto de coleta de assinaturas para filiação ao Aliança Pelo Brasil, partido que Bolsonaro tentou criar, sem sucesso. Cunha, que foi pré-candidato a vice-governador do Pará pelo Pros em 2022, também usou o espaço para fazer campanha para o ex-presidente no ano passado.

A militância de Cunha, no entanto, se estendia até Brasília, com presença constante no acampamento golpista em frente ao QG do Exército, segundo suas redes sociais. Em dezembro, ele postou vídeo exaltando um empresário que estaria garantindo a doação diária de frutas e legumes para o acampamento. O plano de colocar uma bomba em um caminhão na capital federal teria sido articulado no acampamento do QG.

Política