Novos conselheiros tutelares tomam posse em Ananindeua
Eleição para conselheiro tutelar ocorreu em 1º de outubro de 2023
A cerimônia de diplomação dos 20 novos conselheiros tutelares e seus suplentes ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed) nesta quarta-feira (10), com a presença do presidente da Câmara de Vereadores de Ananindeua, Rui Begot, representando o prefeito Dr. Daniel Santos, além de diversas autoridades e convidados.
A eleição para conselheiro tutelar, organizada pela Prefeitura de Ananindeua em parceria com a Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat) e o Comdica, se deu em 1º de outubro de 2023, com a participação de 41 mil eleitores que votaram em 117 urnas para escolher os representantes de suas comunidades.
Os conselheiros exercerão mandatos de janeiro de 2024 a janeiro de 2028, atuando em quatro microrregiões que compreendem os polos dos Conselhos Tutelares I, II, III e IV, cada polo contando com 5 conselheiros.
VEJA MAIS
A Semcat e o Comdica oferecem formação continuada para o aperfeiçoamento dos conselheiros tutelares de Ananindeua, promovendo cursos de capacitação e aperfeiçoamento nas diversas áreas de atuação. Isso visa a manter os conselheiros preparados para atender eficazmente as comunidades em que atuam.
O secretário da Semcat e presidente do Comdica, Júnior Hage, enfatizou a importância das eleições para o Conselho Tutelar, destacando o papel dos conselheiros na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, conforme estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
"Hoje, a Semcat empossa os novos conselheiros tutelares do município de Ananindeua. Eles foram eleitos em 2023 e assumem agora essa função importantíssima para a proteção das crianças e adolescentes na nossa cidade. É fundamental garantir a proteção e o bem-estar da nossa juventude e infância. Certamente, os novos conselheiros tutelares se empenharão nessa importante função", afirmou Hage.
A missão do Conselho Tutelar é assegurar os direitos da população infantojuvenil, incluindo o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à liberdade e à vivência familiar e comunitária.