Novo programa do MEC vai oferecer mais de 5 mil vagas para o ensino superior

Projeto pretende estimular a permanência dos estudantes na educação por meio da educação a distância (EaD)

Emilly Melo

Lançado nesta segunda-feira (20) pelo Ministério da Educação, o Programa para Expansão da EaD nas Universidades Públicas Federais – Reuni Digital tem o objetivo de estimular a permanência dos estudantes do ensino superior, por meio da Educação à Distância (EaD). Durante a cerimônia de lançamento, o secretário de educação superior afirmou que o projeto também deve ampliar o acesso aos cursos de graduação. Com informações da Agência Brasil.

VEJA MAIS

image Pará tem a segunda menor taxa de escolarização líquida de jovens de 18 a 24 anos
Pará possui 71 IES que ofertam cursos presenciais e 77, cursos EAD

image UFPA passa a utilizar as notas do Enem para ingresso nos cursos EAD
As ofertas de cursos estão disponíveis para a região metropolitana e para os campi no interior do estado

O programa deve ofertar 5.020 novas matrículas por ano. Além disso, o ministro da Educação, Vitor Godoy, assinou uma portaria que autoriza a criação de 152 novos cargos de docentes para o projeto, que devem atuar em 14 cursos ofertados em universidades federais em diferentes regiões do Brasil.

O Reuni Digital também pretende ampliar a participação de diversos grupos na educação superior; consolidar e ampliar novos programas e ações de incentivo e mobilidade estudantil; institucionalizar os programas de educação a distância; e capacitar professores, técnicos de informática e administrativos para atuar no EAD. 

Outro objetivo do programa é contribuir para o alcance das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), em destaque a meta 12, que estabeleceu em 33% o percentual de matrículas para a população de 18 a 24 anos (taxa líquida) e em 50% para a população em geral (taxa bruta) até o ano de 2024. O programa prevê que seja assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% das novas matrículas, no segmento público.

(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA