CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Novo presidente do IBGE quer Censo 'provavelmente' em 2022

Os adiamentos, segundo Eduardo Rios Neto, deixam essas informações cada vez mais distantes da realidade

Com informações de UOL

O presidente nomeado nesta terça-feira (27) para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Rios Neto, afirmou o maior desafio da gestão será realizar o Censo Demográfico "com qualidade e boa cobertura". A execução da pesquisa estatística "provavelmente"será no ano de 2022.

Rios Neto explicou que a pesquisa dependerá das circunstâncias sanitárias e orçamentárias. As mesmas justificativas levaram ao adiamento do Censo, por duas vezes, desde o ano passado. "Vamos lutar pela integralidade do orçamento para o Censo 2022 e para mitigar as perdas operacionais em 2021", disse.

O presidente destacou a importância do Censo no planejamento das políticas municipais e distribuição dos recursos do Fundo de Participação de estados e municípios. Rios Neto avalia como "uma âncora para as projeções populacionais". Os adiamentos, segundo o presidente, deixam essas informações cada vez mais distantes da realidade.

O gestor ainda explicou que, no contexto da pandemia, a pesquisa pode atualizar o perfil populacional por sexo e idade, e dos arranjos domiciliares. Esses dados são fundamentais "para a determinação dos grupos de risco, inclusive para políticas de vacinação e outras medidas preventivas".

"Além disso, o Censo determina uma linha de base para a análise de impacto de medidas durante e após a pandemia", disse.

Antes de assumir o cargo, Rios Neto era diretor de Pesquisas do Instituto desde maio de 2019. Ele assume o cargo quase duas semanas após o anúncio de sua indicação, afirmando que dará continuidade ao trabalho da antecessora, a economista Susana Cordeiro Guerra.

Rios Neto é economista e demógrafo, e acredita que um desafio da gestão será modernizar as atividades do órgão, combinando tradição e novas tecnologias. Ele afirma que pretende usar registros administrativos junto à análise de grandes bases de dados, além de inteligência artificial.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA