MENU

BUSCA

Novo ministro da Educação diz que crianças devem sentir dor para aprender; veja

Ele incentiva castigos físicos e diz que "cura não é obtida por meios justos e métodos suaves"

Redação Integrada com informações do Metrópoles

O novo ministro da Educação, pastor Milton Ribeiro, defende que para educar crianças a dor é necessária. Em uma de suas pregações que foi filmada, ele incentiva pais a aplicarem castigos físicos como método de educação. “Talvez algumas mães até fiquem com raiva de mim, mas (a criança) deve sentir dor”, diz o pastor.

“Eu amo as crianças da minha igreja”, se antecipa a possíveis críticas de que seu método seja considerado extremo e antipedagógico.

O agora ministro diz que a correção necessária para as crianças “não ocorrerá por meios justos e métodos suaves”. Que algo diferente disso, em sua opinião, só seria entendido por crianças “mais desenvolvidas”, ou mesmo “superdotadas”.

As declarações do ministro ferem a lei vigente. Chamada de “Lei da Palmada” (nº 13.010), a regra foi promulgada em 2014, alterou o Estatuto da Criança e do Adolescente (lei 8.069/90) e o Código Civil Brasileiro (lei 10.406/02) “para estabelecer o direito da criança e do adolescente de serem educados e cuidados sem o uso de castigos físicos ou de tratamento cruel ou degradante”.


Política