MENU

BUSCA

Novo juiz da Lava pede à PF abertura de inquérito sobre acusações contra Moro e Dallagnol

Investigação será sobre supostas tentativas de extorsão na operação Lava Jato em troca de favores para clientes

O Liberal

Nesta terça-feira (28), o juiz Eduardo Appio, da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, solicitou à Polícia Federal (PF) a abertura "urgente" de um inquérito para investigar as acusações feitas pelo advogado Rodrigo Tacla Duran contra o senador Sérgio Moro (União-PR) e o deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR). Duran alegou que sofreu tentativas de extorsão na Operação Lava Jato em troca de favores para seus clientes, e que passou a ser "perseguido" após se recusar a compactuar com essas práticas. As acusações foram feitas durante uma audiência virtual.

Moro, ex-juiz da Lava Jato, afirmou que "não teme qualquer investigação" e classificou as acusações como "calúnias feitas por criminoso confesso e destituído de credibilidade". Dallagnol, que coordenou a força-tarefa da Lava Jato, disse que o advogado é um "mentiroso compulsivo, criminoso confesso e lavador de dinheiro profissional".

VEJA MAIS

‘É mais uma armação do Moro’, diz Lula sobre plano do PCC para matar senador; vídeo
Presidente afirma ainda que 'se for uma armação', o senador e ex-juiz da Lava Jato 'vai ficar mais desmascarado ainda'

Juiz decreta soltura e nova prisão de doleiro Alberto Youssef em um dia de reviravoltas
Delator da Operação Lava Jato havia sido preso na segunda-feira

Sergio Moro sobre Lula: 'Está se vingando da população'
Segundo o senador, a 'vingança' seria porque o governo 'não tem apresentado resultados'

Ministro Ricardo Lewandowski recebe ofício

O ofício do juiz Eduardo Appio foi encaminhado ao superintendente da PF do Paraná, Rivaldo Venâncio, solicitando a abertura do inquérito para investigar a prática de crime de extorsão alegadamente praticado por agentes públicos federais. Appio também enviou o caso ao gabinete do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), porque Moro e Dallagnol têm direito ao foro por prerrogativa de função.

Tacla Duran teve a prisão decretada por Moro durante a Lava Jato, mas nunca foi preso porque vive na Espanha há anos. Ele chegou a ter o nome incluído na lista de foragidos internacionais da Interpol, mas agora foi colocado no programa de proteção a testemunhas por Eduardo Appio. O novo juiz da 13ª Vara de Curitiba tem sido alvo de duras críticas e pressões por parte de nomes ligados à operação Lava Jato.

Política