Na CPI da Covid, médico afirma que tratamento precoce evitou colapso em Belém

Médico infectologista, Francisco Eduardo Cardoso Alves, revelou que estudo sobre casos em Belém será publicado em breve

O Liberal

Durante mais um dia de CPI da Covid, casos do vírus em Belém foram mencionados durante os questionamentos de senadores para médicos defensores da corticoide e de tratamento precoce da doença.

O senador Marcos Rogério (DEM-RO), perguntou ao médico infectologista, Francisco Eduardo Cardoso Alves, se o uso prévio de corticoides ajudou a evitar um novo colapso de saúde na capital paraense, em maio de 2020. O médico confirmou a informação e disse que a ação se deu após estudo inédito.

VEJA TAMBÉM

. Médico a favor da cloroquina é alvo do INSS

"Belém colapsou em maio de 2020, com situação trágica. Na época, o Dr. Zeballos,que foi pioneiro aqui no Brasil a falar de corticoides contra a Covid, junto de outros colegas, inclusive eu, passaram a seguir essa abordagem, essa transição de conhecimento aos outros colegas. Eu não tive nenhuma participação em nada do Pará, mas eu sei que vários colegas foram para o Pará tentar resolver a situação. E a instituição de um protocolo de tratamento, que inclui a corticoterapia, os casos desabaram no Pará. Desde entáo, o governador do Pará, Helder Barbalho, tem instituído protocolos de tratamento precoce para a população", disse.

O médico, afirmou ainda, que o estudo sobre os casos de Belém está em pré-print, prestes a ser publicado em uma revista científica internacional.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA