CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

MP do Trabalho abre inquérito civil sobre denúncias de assédio contra ex-presidente da Caixa

A Caixa tem 10 dias para juntar ao inquérito cópia dos PADs decorrentes do recebimento de 14 denúncias apresentadas entre 2019 e 2022 contra Pedro Guimarães

Luciana Carvalho
fonte

O procurador Paulo Neto, do Ministério Público do Trabalho (MPT), no Distrito Federal, decidiu transformar em inquérito civil a investigação preliminar aberta contra o ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, pelas possíveis práticas de assédios sexual e moral.  As informações são do portal Metrópoles.

VEJA MAIS

image Denúncias de assédio derrubam vice-presidente da Caixa
Funcionária acusou Celso Barbosa de assédio sexual. Denúncias também dão conta da participação dele nos casos envolvendo Pedro Guimarães

image Diretor da Caixa é encontrado morto no edifício-sede do Banco em Brasília
A diretoria que ele chefiava é responsável por receber e acompanhar denúncias feitas por funcionários, inclusive de assédio. Suspeita é de suicídio, mas investigação segue

image Ex-presidente da Caixa xinga subordinados por ter perdido mais de R$ 100 mil por mês
Pedro Guimarães chegou a integrar pelo menos 18 conselhos, os quais lhe renderam mais de R$ 130 mil em jetons

image Denúncias de assédio derrubam vice-presidente da Caixa
Funcionária acusou Celso Barbosa de assédio sexual. Denúncias também dão conta da participação dele nos casos envolvendo Pedro Guimarães

Com o inquérito civil, as investigações prosseguem e podem, posteriormente, resultar na proposição de ações do MP na Justiça.

O MPT tinha aberto uma apuração preliminar no fim de junho, após denúncias publicadas na imprensa contra o então presidente da Caixa. As denúncias foram publicadas pelo site Metrópoles, no dia 28 de junho, e confirmadas pela TV Globo.

No despacho, cujo teor foi obtido pelo Metrópoles, o procurador considera que a denúncia, em princípio, “configura infringência à ordem jurídico-trabalhista e aos direitos coletivos dos trabalhadores”. A decisão é desta terça-feira (26).

O MPT também concedeu 10 dias para a Caixa Econômica Federal juntar ao inquérito cópia integral dos procedimentos administrativos decorrentes do recebimento de 14 denúncias apresentadas entre 2019 e 2022 no canal interno contra Pedro Guimarães. Até então, a apuração preliminar era feita no âmbito de uma notícia de fato. Agora, a investigação vai ser aprofundada.

As mulheres denunciam toques íntimos não autorizados, abordagens inadequadas e convites heterodoxos, incompatíveis com o que deveria ser o normal na relação entre o presidente do maior banco público brasileiro e funcionárias sob seu comando.

A iniciativa dessas mulheres levou à abertura de uma investigação que está em andamento, sob sigilo, no MPF. Após repercussão do caso, o Tribunal de Contas da União (TCU) também abriu um processo para apurar as denúncias.

(*Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão de Keila Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Política).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA