Moraes convoca reunião com comandantes das PMs; Mourão critica encontro

Reunião será nesta quarta-feira, em Brasília

O Liberal
fonte

Comandantes-gerais de todas as Polícias Militares foram convidados pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, para participar de uma nova reunião em Brasília, nesta quarta-feira (23), com o objetivo de fazer um balanço das ações de segurança durante as eleições. O encontro também busca discutir protocolos para os próximos pleitos e “sedimentar a parceria” das forças estaduais com a Justiça Eleitoral. Porém, o vice-presidente, general Hamilton Mourão (PRTB), senador eleito pelo Rio Grande do Sul, encomendou um estudo à sua assessoria jurídica para tentar barrar a interlocução direta do ministro com os comandantes. As informações são do Estadão.

VEJA MAIS

image Moraes determina que hospital penitenciário ateste estado de saúde de Roberto Jefferson; entenda
Direção do presídio tem 48 horas para se manifestar e informar se há necessidade do ex-deputado ser encaminhado a um hospital particular

image Alexandre de Moraes vota contra direito à prisão especial para quem tem ensino superior
O ministro é relator da ação protocolada pela Procuradoria-Geral da República em 2015 questionando o benefício previsto no Código de Processo Penal

Para aliados do Planalto, há desrespeito ao pacto federativo e investida inconstitucional de Moraes sobre as polícias, subordinadas aos governadores.

Documento da equipe de Mourão cita “estado de exceção” provocado pela Justiça, sustentando que não caberia uma reunião neste momento porque as eleições já acabaram e as PMs não poderiam atuar como “força auxiliar” do TSE. Outro argumento é de que Moraes não poderia pedir para que as PMs se mobilizem para conter bloqueios em rodovias federais, uma vez que seria atribuição da PRF.

“A título de combater manifestações conceituadas como antidemocráticas, as decisões judiciais do ministro Alexandre de Moraes têm suspendido direitos fundamentais outorgados na Constituição”, diz o texto.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA