Ministro do Trabalho defende debate sobre semana de quatro dias

Luiz Marinho falou sobre tema durante audiência em comissão do Senado

O Liberal
fonte

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, defendeu, nesta segunda-feira (9), o debate sobre a redução da jornada de trabalho no país, com a possibilidade de instituição da chamada "semana de quatro dias" úteis.

Luiz Marinho falou sobre o tema durante uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado.

VEJA MAIS

image Brasil vai testar semana de 4 dias de trabalho; veja como vai funcionar
Experiência está prevista para iniciar no próximo mês de junho

image Semana de 4 dias deixa trabalhadores mais produtivos e aumenta receita da empresa, aponta estudo
As empresas participantes da pesquisa reduziram a jornada de trabalho para quatro dias, ou 32 horas por semana, sem reduzir o salário

image Que tal trabalhar 4 dias por semana? Debate sobre redução da jornada de trabalho cresce pelo mundo
Experiências pelo mundo apontam maior produtividade, mas Brasil tem problemas para adotar corte no expediente

A semana de quatro dias úteis vem sendo testada em algumas empresas do Brasil e do exterior. Defensores da ideia afirmam que, com mais tempo para descanso e lazer, os empregados podem produzir mais e desenvolver menos problemas de saúde.

Para Luiz Marinho, esse é um tema que deve ser discutido pela sociedade civil e pelo Congresso Nacional, a quem cabe legislar sobre questões trabalhistas.

"Eu creio que a sociedade brasileira está na hora sim (de debater essa questão) e o palco é o Congresso Nacional, que deve se debruçar sobre isso", afirmou o ministro.

Marinho também afirmou que não discutiu a ideia com Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas disse acreditar que o presidente não seria contrário ao debate sobre diminuição da jornada de trabalho sem a redução proporcional de salários.

"Há debates acontecendo, de experimentos em relação a se pensar em três dias na semana, ou quatro dias na semana, se tem experiências acontecendo em relação a esse debate [...]. Se tem um debate sobre as tecnologias, a inteligência artificial, as plataformas que temos, é necessário que se pense a jornada", disse o ministro do Trabalho.

"Aliás, quando falamos em tecnologia, pensamos que ela viria em benefício da sociedade, se trabalhar menos e o conhecimento ser redistribuído. Mas observamos que ela (a tecnologia) é apropriada para o bolso e para aumentar a exploração, é contraditório", completou Marinho.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA