MENU

BUSCA

Ministro de Turismo diz que comitiva do Governo Federal vai participar do Círio de Nazaré

Entrevista exclusiva ao Grupo Liberal foi em alusão ao Dia Mundial do Turismo

Daleth Oliveira

Em entrevista exclusiva ao Grupo Liberal nesta quarta-feira (28), o chefe da pasta de Turismo do Governo Federal, Carlos Alberto Gomes de Brito, fez um balanço das ações do Ministério no Pará nos últimos quatro anos e falou do valor do Círio de Nazaré para o turismo nacional. A conversa foi gravada e pode ser assistida nos canais do veículo.

No último dia 27, o mundo celebrou o Dia Mundial do Turismo, e o tema escolhido para a comemoração foi “Repensar o Turismo”. Para Carlos Brito, a temática é importante para o mundo na pós-pandemia e garante que o Governo Federal não tem medido esforços para repensar a forma de fazer e investir no setor, neste cenário de recuperação mundial da economia.

“Neste pós-pandemia, o mundo todo está repensando como agir e como trabalhar o turismo. Sobre isso, eu afirmo que o Brasil saiu na frente porque em momento algum nós paramos. E desde o primeiro dia de gestão deste governo, o setor está na agenda econômica do nosso país porque sabemos a importância dele para a geração de emprego, renda e inclusão social. Nós já entregamos mais de 2900 obras de infraestrutura turística, pois sem elas, não existe turismo. No Pará, temos investido no turismo de natureza que é uma área muito forte. Também valorizamos a gastronomia paraense, que é grande responsável pela escolha de destino dos viajantes”, afirmou.

O ministro reconheceu também o turismo religioso como forte braço do setor no País. Na próxima semana, Belém celebra mais um Círio de Nazaré, a maior festa religiosa da América Latina e uma das mais importantes do mundo. Para essa celebração, Carlos Brito disse que uma comitiva do Governo Federal deve acompanhar toda a festividade.

“Temos fortalecido o turismo religioso e sabemos que o Círio de Nazaré é um momento importante para a geração de emprego e renda. São mais de R$ 100 milhões injetados na economia durante 15 dias de festa. Por isso, estaremos com os paraenses para fortalecer esse evento esse ano que, após dois anos sem a realização, está retomando à normalidade”, comemorou.

Sobre as demais regiões do Estado, Carlos Brito falou que o Governo tem olhado para o Marajó e Tapajós. Ele citou a recente inauguração da nova Orla do Maracanã, em Santarém. “Em agosto nós inauguramos a Orla em Santarém, com investimento de quase R$ 4 milhões do Ministério do Turismo, com o objetivo de fortalecer o turismo dessa região. Ao investir em infraestrutura turística, nós estamos fortalecendo o turismo do Pará”, argumentou.

Política