MENU

BUSCA

Ministro da Educação é denunciado por crime de homofobia

Vice-procurador-geral da República afirma que Milton Ribeiro reforçou estigma

O Liberal

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta segunda-feira, 31, ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo crime de homofobia. As informações são da Agência Estado.

O ministro afirmou, em entrevista concedida ao Estadão em setembro de 2020, que adolescentes “optam” pelo “homossexualismo” por pertencerem a “famílias desajustadas”.

VEJA MAIS

Ministro Milton Ribeiro presta depoimento à PF por declarações homofóbicas
'E não é normal. A opção que você tem como adulto, de ser um homossexual, eu respeito, não concordo', afirmou o ministro da Educação

Declarações de ministro da Educação desagradam até o governo
Em entrevista ao Estadão, Milton Ribeiro atribuiu a homossexualidade de jovens a "famílias desajustadas"

Ministro afirma que famílias desajustadas geram homossexuais
Titular da pasta da educação diz que alguns adolescentes 'optam' por andar no caminho do 'homossexualismo' devido à família

"Por esse viés, é claro que é importante mostrar que há tolerância, mas normalizar isso, e achar que está tudo certo, é uma questão de opinião. Acho que o adolescente que muitas vezes opta por andar no caminho do homossexualismo (sic) tem um contexto familiar muito próximo, basta fazer uma pesquisa. São famílias desajustadas, algumas. Falta atenção do pai, falta atenção da mãe. Vejo menino de 12, 13 anos optando por ser gay, nunca esteve com uma mulher de fato, com um homem de fato e caminhar por aí. São questões de valores e princípios", declarou na ocasião.

A denúncia é assinada pelo vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros. Segundo o texto, Ribeiro induziu o “preconceito contra homossexuais colocando-os no campo da anormalidade”. O ministro reforçou o “estigma social” contra a população LGBTQIA+.

Política