Ministério da Saúde discute aplicação da 4ª dose da vacina contra covid-19
É possível que a aplicação seja a "dose de 2022" do imunizante
Em conversa com jornalistas na manhã desta segunda-feira (7), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a pasta "tem discutido" a aplicação de uma quarta dose da vacina contra a covid-19, mas ainda não bateu o martelo sobre o reforço na imunização. Segundo Queiroga, os técnicos descartaram adotar a medida nesse momento, mas é possível que a aplicação seja a "dose de 2022" do imunizante. As informações do portal UOL.
"A área técnica tem discutido. A secretária Rosana [de Melo, da Secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19] conversou comigo na sexta-feira passada e disse que o grupo técnico ainda não avalia aplicar a quarta dose, mas, na prática, seria a dose de 2022", disse Queiroga.
O ministro disse também que até o dia 15 de fevereiro, todas as doses para a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos de idade contra covid-19 serão distribuídas. Essa faixa etária pode receber as doses da Pfizer e da CoronaVac, ambas aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para esses públicos. "Estamos trabalhando fortemente para antecipar as doses infantis para que os pais exerçam o direito de vacinar seus filhos”, afirmou o ministro.
VEJA MAIS
Dose de reforço contra a covid-19
A determinação atual do Ministério da Saúde é para que a população tome a dose de reforço contra a covid-19 respeitando o prazo mínimo de quatro meses após a aplicação da segunda dose. A regra, no entanto, por enquanto só vale para pessoas acima de 18 anos.
De acordo com levantamento do consórcio de veículos de imprensa do qual UOL faz parte, 151 milhões de pessoas estavam com a vacinação completa contra a covid-19 até ontem. O número representa 70,32% da população nacional. Até o momento, 166.982.712 brasileiros foram vacinados com a primeira dose, o correspondente a 77,73% da população do país. Também foram aplicadas 50.782.047 doses de reforço até aqui. Quanto à vacinação de crianças entre 5 e 11 anos, delas já foram imunizadas 2.946.800 com a dose inicial, o equivalente a 14,37% da população desta faixa etária.