Ministério da Saúde anuncia repasse de verba para distribuição de absorventes
Item de higiene terá distribuição gratuita para mulheres baixa renda e em vulnerabilidade econômica
Uma nova portaria que institui os recursos para a distribuição de absorventes para mulheres em vulnerabilidade socioeconômica foi anunciada pelo Ministério da Saúde, nesta quarta-feira (23). Com informações do G1.
VEJA MAIS
Por meio da portaria, o governo federal deverá transferir os recursos para os municípios, que serão responsáveis pela distribuição do artigo de higiene íntima. O detalhamento da área técnica do ministério afirma que cerca de 4 milhões de mulheres devem ser beneficiadas.
Do quantitativo total, 3,59 milhões são estudantes de baixa renda matriculados no Ensinos Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ensino profissional; 17 mil mulheres de oito a 50 anos que atualmente vivem em situação de rua; e 291 mil adolescentes internadas em unidades de cumprimento de medidas socioeducativas.
O projeto terá um investimento anual de R$ 140 milhões. Ainda neste ano está previsto para acontecer os primeiros repasses, referentes aos meses de novembro e dezembro, que contabilizarão R$ 23,4 milhões destinados ao programa.
A distribuição ficará a cargo dos prefeitos e gestores municipais, a depender da demanda da população, e poderá ser feitas em Unidades Básicas de Saúde, escolas e consultórios homologados pelo Ministério da Saúde.
"Tivemos que majorar em quase o dobro os números estimados que vieram do Congresso. Os recursos são 100% provenientes do Ministério da Saúde", disse o secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara.
(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política)