CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Medicina: Fux vota com o relator Gilmar Mendes e empata entendimento sobre novos cursos

Principal discordância surge quando se trata dos processos em andamento para a abertura de novos cursos

O Liberal
fonte

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), retomou o julgamento em agosto após pedir vista e concordou com o voto do relator Gilmar Mendes no debate sobre as regras para a criação de novas vagas de medicina em instituições de ensino privadas.

Até o momento, quatro ministros já votaram, todos convergindo para a ideia de que a abertura de novos cursos e a ampliação de vagas em cursos já existentes devem ocorrer exclusivamente por meio do chamamento público, conhecido como o edital dos Mais Médicos. Esse processo direciona as vagas para municípios que atendem aos critérios estabelecidos pelos ministérios da Saúde e da Educação. Além disso, concordam que cursos já estabelecidos por meio de liminares judiciais, que dispensam o edital, devem ser mantidos.

VEJA MAIS

image Descriminalização do aborto no STF: saiba o que pode mudar na regra sobre gestação até a 12ª semana
Na madrugada desta sexta-feira (22), o Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar a ação que tenta descriminalizar o aborto feito por mulheres com até 12 semanas de gestação. A votação foi suspensa por um pedido do ministro Luís Roberto Barroso, e a análise será feita de forma presencial.

image STF já tem maioria para manter os direitos políticos da ex-presidente Dilma Rousseff
Mesmo com o impeachment sofrido em 2016, ela continuou elegível

image STF: votação virtual sobre descriminalização do aborto é suspensa e será levada ao plenário
Caso começou a ser analisado pelos ministros pelo plenário virtual, mas Luiz Roberto Barroso pediu destaque e o processo segue para votação de forma presencial

A principal discordância surge quando se trata dos processos em andamento para a abertura de novos cursos. Gilmar Mendes e Luiz Fux acreditam que os processos em andamento, que já passaram da fase inicial de análise documental, devem continuar em tramitação. Por outro lado, Edson Fachin e Rosa Weber defendem a suspensão de todos os processos não concluídos.

Fachin, cujo voto foi seguido por Weber, argumenta que a suspensão é necessária para preservar o interesse das instituições de ensino em aderir aos chamamentos públicos, que possuem critérios mais rigorosos, embora benéficos e necessários para a coletividade. Ele também alerta para o risco de abertura de aproximadamente 50% a mais de cursos de Medicina, além dos já existentes no país, caso os processos em andamento sejam mantidos.

Por sua vez, Gilmar Mendes, cujo entendimento foi apoiado por Fux, justifica a continuidade dos processos pendentes, alegando que aqueles que passaram da fase inicial já receberam aprovação do Poder Público, indicando que, pelo menos na análise documental, são projetos viáveis.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA