MDB prepara ações e filme para combater narrativa do PT sobre impeachment de Dilma

Documentário sobre os 60 anos da legenda vai defender a administração do Michel Temer

O Liberal
fonte

O MDB está se preparando para combater a narrativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do PT, que afirmam que a ex-presidente Dilma Rousseff foi vítima de um golpe. A legenda de Michel Temer, que assumiu o Palácio do Planalto após o impeachment da petista, iniciou uma estratégia para defender o que considera seu legado, rebater ataques de "fogo amigo" e posicionar a ministra do Planejamento, Simone Tebet, como presidenciável em 2026.

Em uma das ações, o MDB articula a produção de um documentário sobre os 60 anos da legenda - a efeméride é em 2026 - que pretende defender a administração do emedebista. A Fundação Ulysses Guimarães prefere ampliar o roteiro e incluir o governo José Sarney e a Constituinte. Além disso, a fundação está preparando um documento elaborado por economistas sobre as "conquistas" do governo Temer, como a reforma trabalhista e o teto de gastos, e outro com advogados que farão a defesa jurídica do impeachment.

VEJA MAIS

image Deputado do PL diz que vai pedir impeachment de Lula
Ubiratan Sanderson afirma que presidente cometeu crime de responsabilidade ao dizer que Dilma foi vítima de golpe

image PT aprova alianças com quem apoiou o impeachment de Dilma
Mesmo que Lula apareça à frente nas pesquisas, partido quer evitar o ‘já ganhou’, segundo dirigentes

image Lula sobre diálogo com partidos que apoiaram impeachment de Dilma: 'Não vejo problema'

O MDB também não deixará sem resposta nas redes sociais nenhuma crítica à gestão Temer. "Temos uma história de serviços prestados ao povo e aprovados nas urnas pelo voto direto. Por isso, temos de reforçar e lembrar nossa história sempre, principalmente quando todos são alvo de fake news", disse o deputado Baleia Rossi (SP), presidente nacional do partido.

Com três ministérios importantes no governo Lula (Planejamento, Transportes e Cidades) e dono de uma bancada de 42 deputados e dez senadores, o MDB se tornou um aliado central para o Planalto. No entanto, a relação com o governo enfrenta desgaste. Em janeiro, durante visita oficial ao Uruguai, Lula chamou Temer de "golpista". Em resposta, Temer disse que o petista tenta de "reescrever a história por meio de narrativas ideológicas".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA