Maioria do Conselho Nacional de Justiça vota pela paridade de gênero para cargos em tribunais

Proposta abrange paridade de gênero para postos como assessorias especiais das presidências dos tribunais

O Liberal
fonte

A maioria dos conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) votou nesta terça-feira (12) a favor da aprovação da paridade de gênero obrigatória em cargos estratégicos da administração de todos os tribunais de Justiça do país.

Apesar de 11 dos 14 conselheiros já terem votado a favor da medida, a conclusão do julgamento foi adiada para 2024 devido a um pedido de vista do conselheiro Luiz Fernando Bandeira de Mello, que expressou preocupações levadas por presidentes de tribunais. Ele se comprometeu a devolver o processo rapidamente após responder a essas preocupações.

VEJA MAIS

image TRT-8 (PA/AP) é diamante no Prêmio CNJ de Qualidade pelo segundo ano
O Prêmio CNJ de Qualidade foi criado em 2019, em substituição ao antigo Selo Justiça em Números, implementado desde 2013.

image Justiça manda Caixa pagar prêmio da Mega da Virada para apostador que teve bilhete furtado
Juiz afirma que ficou comprovada a participação no bolão, dando direito a receber R$ 11.420,27

A proposta visa a alterar a Política de Participação Feminina no Judiciário, estendendo a paridade de gênero para postos como assessorias especiais das presidências dos tribunais, chefias de departamento ocupadas por servidores, bem como na contratação de estagiários e terceirizados.

O texto, aprovado pela maioria, amplia a paridade de gênero para incluir cargos de confiança e assessoramento na alta administração dos tribunais, como ouvidorias e corregedorias, ocupados por magistrados. Além disso, a proposição abrange a designação para conselhos, comitês e comissões, como as de concurso.

CNJ  havia aprovado a paridade para promoções

Em setembro, apesar da resistência do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), o CNJ já havia aprovado a paridade de gênero como critério obrigatório para a promoção de magistrados. Conforme a decisão, todos os tribunais do país devem utilizar uma lista exclusiva para mulheres, alternando com a lista mista tradicional, nas promoções por merecimento.

O presidente do CNJ, Luís Roberto Barroso, costurou o acordo para ampliar a paridade de gênero também para os cargos administrativos, após conversas pessoais com os presidentes de tribunais do país. A relatora da proposta, conselheira Salise Sanchotene, introduziu alterações no texto para incluir regras de transição, sugeridas pelo Consepre, visando suavizar a implementação da medida. O texto completo da proposta ainda não foi divulgado pelo CNJ.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA