MENU

BUSCA

Maior porta-aviões do mundo é enviado pela Otan à Noruega

Embarcação seguirá para o norte da Europa para exercícios militares; momento é de tensão sobre a guerra na Ucrânia

O Liberal

Nesta quarta-feira (24), a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) fez uma demonstração da força da aliança militar ocidental e enviou o maior porta-aviões do mundo, o USS Gerald R. Ford, para Oslo, na Noruega.

Em meio ao tensão elevada entre Rússia e China com a Aliança Militar, sobre a guerra na Ucrânia, o navio e sua tripulação realizarão exercícios de treinamento com as Forças Armadas norueguesas ao longo da costa do país nos próximos dias, informaram militares noruegueses.

VEJA MAIS

Finlândia se torna o 31º membro da Otan e Rússia fala em retaliações
O ingresso do país nórdico na Otan é uma derrota estratégica para Vladmir Putin, que invadiu a Ucrânia em fevereiro do ano passado

Presidente do Parlamento da Otan chama de “imprudente” decisão de Putin de suspender acordo com EUA
Para Joëlle Garriaud-Maylam, "Rússia continua sendo a ameaça mais significativa e direta à segurança dos aliados"

Ucrânia acusa Rússia de invadir espaço aéreo da Otan durante ataques
Romênia negou que mísseis de cruzeiro russos tenham sobrevoado seu espaço aéreo

Esta visita é um sinal importante da estreita relação bilateral entre os EUA e a Noruega e um sinal da credibilidade da defesa e dissuasão coletivas”, disse Jonny Karlsen, porta-voz do Quartel-General Conjunto Norueguês, o centro de comando operacional das Forças Armadas.

Em um ponto de Oslo, dezenas de pessoas de todas as idades se reuniram na praia para observar a embarcação enquanto ela passava, tirando fotos e gravando vídeos. O USS Gerald R. Ford tem capacidade para transportar 75 aeronaves e conta com tripulação de 4,5 mil marinheiros.

A mídia norueguesa informou que o porta-aviões navegaria ao norte do Círculo Polar Ártico. Karlsen se recusou a comentar as reportagens. A embaixada russa em Oslo condenou a visita do porta-aviões.

Não há questões no norte (Ártico) que exijam uma solução militar, nem tópicos em que seja necessária intervenção externa”, disse a embaixada em um post no Facebook.

A Noruega, membro da Otan, faz fronteira com a Rússia no Ártico e, no ano passado, tornou-se o maior fornecedor de gás da Europa após uma queda nos fluxos de gás russo.

Política