MENU

BUSCA

Lula se reúne com general para definir nomeação ao GSI nesta sexta, diz colunista

Marcos Antônio Amaro deve ocupar o lugar do general Gonçalves Dias, que pediu demissão do GSI após vídeos mostrarem sua presença no ataque do dia 8 de janeiro

O Liberal

Nesta sexta-feira (28), em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir com o general da reserva Marcos Antônio Amaro para definir a nomeação do militar ao cargo de ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). A informação é do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.

VEJA MAIS:

Ministro do GSI pede demissão após divulgação de imagens em invasão do Planalto
General da reserva é o primeiro ministro a deixar o governo no terceiro mandato de Lula

GSI demite três secretários e 26 servidores do ministério; veja a lista
O interino foi nomeado na última quarta (19) para substituir o então chefe do GSI, Gonçalves Dias, que pediu demissão após a divulgação de um vídeo em que ele aparece circulando entre extremistas.

Ricardo Cappelli demite mais 58 servidores do GSI
Na última quarta-feira, 26, o GSI já havia demitido 29 servidores.

Lula já havia sinalizado, em reunião com ministros na quinta-feira (27), que vai mesmo nomear Amaro para o lugar do general Gonçalves Dias, que pediu demissão do GSI após vídeos mostrarem sua presença no Palácio do Planalto no ataque do dia 8 de janeiro.

Na semana passada, no dia 20, o presidente e Amaro já tinham se reunido, antes de o petista embarcar para a primeira viagem à Europa de seu terceiro mandato. A própria coluna noticiou que o general chegou a sinalizar que toparia assumir o GSI.

Amaro tem experiência na chefia do Gabinete de Segurança Institucional. Ele chefiou o órgão, que se chamava Casa Militar e não tinha status de Ministério, durante o segundo governo Dilma Rousseff (PT), de janeiro de 2015 a maio de 2016.

Política