CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Lula sanciona, com 7 vetos, lei que moderniza regras da radiodifusão

Nova legislação permite mudança de titularidade e flexibiliza exigências técnicas, mas governo veta trechos para preservar regulação e interesse público

Estadão Conteúdo
fonte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, com sete vetos, a lei que moderniza e simplifica as regras da radiodifusão. O texto, publicado no Diário Oficial da União (DOU), autoriza a mudança de titularidade de concessões e permissões, dispensa a necessidade de licenciamento para o funcionamento das estações e estabelece critérios de acessibilidade nas transmissões.

VEJA MAIS 

image Lula se reúne com ministros após Trump oficializar tarifaço ao Brasil
O Presidente busca discutir a 'soberania do povo brasileiro'

image Moraes deve responder a sanções dos EUA nesta sexta; governo e STF preparam reações
No início deste mês, o presidente Lula conversou por telefone com Barroso e ambos acertaram que as respostas institucionais aos atos do governo norte-americano ficariam concentradas no Executivo federal.

Lula, no entanto, vetou dois trechos relacionados a características técnicas dos serviços, que, segundo o Palácio do Planalto, tratavam de matérias já regulamentadas por normas infralegais. "A alteração comprometeria a flexibilidade regulatória, com impacto negativo sobre a evolução tecnológica do setor de telecomunicações", justificou a Presidência.

O presidente também vetou dispositivos que suprimiam partes da legislação vigente. Um deles eliminava a exigência de avaliação da viabilidade técnica e do interesse público para a renovação de outorgas. Para o Planalto, a medida "enfraqueceria o alinhamento dos serviços prestados pelas emissoras de radiodifusão com o interesse coletivo".

Outros trechos vetados dificultariam, na prática, o funcionamento contínuo das empresas de radiodifusão enquanto os pedidos de renovação de outorga tramitam junto ao governo ou ao Congresso Nacional.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA