MENU

BUSCA

Lula prepara 'saída honrosa' de ministra do Turismo e deve reunir com Sabino hoje, diz site

Segundo Uol, Celso Sabino já está em Brasília e deverá se reunir com Lula ainda hoje.

O Liberal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria proposto uma "saída honrosa" para Daniela Carneiro, do Ministério do Turismo, durante a reunião ocorrida da manhã desta terça-feira (3), no Palácio do Planalto. A saída dela era dada como certa esta manhã, mas ganhou um "fôlego" para que possa apresentar um balanço das ações realizadas à frente da pasta, segundo Uol. Enquanto Celso Sabino, indicado pelo União Brasil para substituí-la, chegou a Brasília esta tarde e pode se encontrar com Lula antes da reunião ministerial. 

Após sair da reunião com Lula, Daniela postou nas redes sociais que apresentou ao presidente "alguns dos projetos e ações do Ministério do Turismo para os próximos meses". e acrescentou: "Desde que assumi a gestão da pasta, sob a orientação do nosso presidente, tenho me dedicado a aprimorar o turismo no Brasil, tornando-o mais forte, sustentável, acessível e inclusivo. O turismo é uma poderosa ferramenta que transforma vidas, gera empregos e receitas, impulsionando o crescimento econômico do país".


Apesar do post contendo uma foto ao lado de Lula, Daniela não deve ficar no cargo. O motivo é que a deputada federal licenciada e esposa do prefeito de Belford Roxo, no Rio de Janeiro, Waguinho Carneiro (Republicanos), aliado de Lula, está saindo do União Brasil para se filiar ao Republicanos. A direção do União, partido que possui três pastas no governo, quer Sabino no lugar de Daniela.

VEJA MAIS

Após reunião com Lula, Daniela Carneiro segue no Ministério do Turismo, diz site
Havia a expectativa de que ela fosse demitida nesta terça-feira, diante da pressão do União Brasil pela troca de Daniela pelo paraense Celso Sabino no Turismo

Celso Sabino, do Pará, pode assumir o Ministério do Turismo; deputado é aliado de Arthur Lira
Movimentação envolve contatos de Lula com Arthur Lira, ainda nos ajustes para governabilidade e entendimento do presidente com o Congresso

Paraense pode gerir orçamento de R$ 2,15 bilhões no Turismo
No passado, o deputado federal Celso Sabino rompeu com o PSDB para ocupar posições de confiança de Bolsonaro no Congresso.

Segundo o Uol, Lula combinou que a ministra fará um levantamento das ações realizadas no cargo para dar-lhe uma "saída honrosa". O balanço, que Daniela apresentou ao próprio Lula, nessa reunião, também foi levado ao conhecimento da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, esta tarde. E a previsão é que o balanço seja levado à reunião ministerial da próxima quinta-feira (15). A ideia é que as ações sejam divulgadas por meio da Secretaria de Comunicação Social (Secom) para reforçar que a motivação da troca é política.

Dívida

A reunião entre Lula e Daniela contou com a participação de Waguinho, que cobrou gratidão por ter apoiado Lula no segundo turno das eleições, segundo Uol. O prefeito tem reclamado que Sabino é da ala do União Brasil que não tem relação com o governo e que o partido, mesmo com o apoio do presidente da Câmara, Lira Maia, não garante os votos do partido nas pautas do governo.

Lula teria elogiado a atuação de Daniela no MTur, mas confirmou que, com a mudança de partido, será difícil mantê-la no cargo. 

Na segunda-feira (12), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), não negaram que a saída de Daniela está prestes a ser concretizada.

Política