MENU

BUSCA

Lula embarca nesta quinta-feira para encontro com Biden nos Estados Unidos

Meio ambiente, direitos humanos e democracia são os temas centrais da reunião entre os dois presidentes

O Liberal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá uma reunião na sexta (10), na Casa Branca, em Washington, a sede do governo dos Estados Unidos, com o presidente norte-americano Joe Biden. de acordo com o Ministério das Relações Exteriores. A viagem de Lula e da primeira-dama Janja da Silva para os EUA será nesta quinta-feira (9). Também devem integrar a comitiva brasileira o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e a ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco. As informações são do G1 Nacional. 

Meio ambiente, direitos humanos e democracia são os temas centrais da reunião entre os dois presidentes. Secretário das Américas do Itamaraty, o embaixador Michel Arslanian Neto explica que o Brasil já sinalizou um "impulso especial" na questão do meio ambiente durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-27) em novembro. Agora, Lula e Biden devem unir os esforços para engajar outros países.

VEJA MAIS

Lula embarca para Estados Unidos para reunião com Joe Biden
Presidente vão discutir democracia, meio ambiente e direitos humanos

Lula: Bolsa Família exigirá atestado de vacinação de crianças
Além da imunização em dia, as crianças devem estar matriculadas na escola

Esposa de Joe Biden cumprimenta marido de Kamala Harris com beijo na boca; vídeo
A cena aconteceu antes do discurso do presidente Biden sobre o Estado da União na noite desta terça-feira (07)

'Não é uma ameaça ofensiva à Rússia', diz Biden sobre envio de tanques para a Ucrânia

Ainda nessa área, outro assunto que deve ser abordado é a cooperação para o desenvolvimento da transição energética – a passagem da matriz energética focada nos combustíveis fósseis para a eólica e a de hidrogênio.

Há interesse dos dois países também em impulsionar agenda dos direitos humanos, como o foco no desenvolvimento de uma política para povos indígenas. O combate à fome e à pobreza também vão integrar a discussão. 

Michel Arslanian Neto diz ainda que Brasil e EUA devem enviar uma "mensagem de forte apoio" aos processos políticos democráticos, "com o uso adequado das redes sociais e o combate ao extremismo".

Desde que tomou posse, em 1º de janeiro, Lula já foi a Buenos Aires, na Argentina, e Montevidéu, no Uruguai. A expectativa é de que ele viage para China e Portugal nos próximos meses, mas as datas ainda não foram confirmadas.

Lula embarca para os Estados Unidos 


Política