MENU

BUSCA

Lula em Portugal: dia 24 será reservado a negócios e assinatura de acordos

Presidente participará de fórum empresarial em Portugal e deve anunciar ampliação de acordo entre Embraer e Ogma para produção conjunta de avião.

O Liberal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará em Portugal na segunda-feira, dia 24, do Fórum Empresarial Portugal-Brasil em Matosinhos, cidade próxima ao Porto, no Norte do país. O evento, organizado pela Apex-Brasil em conjunto com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (Aicep) e o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto português, deve reunir cerca de 150 empresários dos dois países e terá como foco a realização de negócios.

Durante o evento, está prevista a assinatura de um Memorando de Entendimento entre AICEP e ApexBrasil. O presidente Lula falará aos empresários às 10h25, juntamente com o primeiro-ministro português, Antonio Costa, que também fará um pronunciamento.

Parceria entre Embraer e a Ogma é destaque

Um dos destaques do evento será a parceria entre a Embraer e a Ogma, empresa do setor aeronáutico português, que atualmente produz o KC 390, avião militar brasileiro destinado ao transporte e lançamento de cargas e tropas. Durante a viagem, Lula deverá anunciar a ampliação desse acordo para a produção conjunta, em Portugal, do modelo Super Tucano, uma aeronave turboélice de ataque leve e treinamento avançado que foi desenvolvida no Brasil e que, atualmente, é produzida em duas linhas de montagem, no Brasil e nos Estados Unidos.

Otan poderá adquirir Super Tucano

De acordo com o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, o Super Tucano será produzido de acordo com os critérios da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), permitindo a aquisição da aeronave pelos países membros. Segundo informações não oficiais, vários países já mostraram interesse em adquirir o avião. O presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, participará do evento em Matosinhos e falará às 12h15 sobre Mobilidade - Aeronáutica e automóvel, dentro do painel "Oportunidades de Comércio e Investimento em Novas Tecnologias".

VEJA MAIS

Presidente Lula desembarca em Portugal na primeira viagem à Europa neste terceiro mandato
Ele terá um encontro com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o primeiro-ministro português António Costa. De lá, segue para a Espanha

Crítica ao arcabouço: ‘Conter gastos é sempre mais eficiente que aumentar receitas’, diz Meirelles
No LIDE, ex-ministro da Fazenda do governo Temer e ex-presidente do Banco Central no governo Lula criticou proposta apresentada por Haddad e a atual política fiscal do Brasil

Além disso, Lula e o primeiro-ministro Antonio Costa farão uma visita à Ogma, após o fórum empresarial. A Embraer realizou investimentos em Portugal na Ogma e em duas fábricas no Parque Industrial de Évora, totalizando US$ 500 milhões, gerando cerca de 2.500 empregos diretos e 7.000 indiretos, segundo dados da empresa. Em 2019, a Embraer e o governo português celebraram um contrato que previa a entrega de cinco aeronaves KC-390 à Força Aérea Portuguesa, uma por ano, a partir de 2023, pelo montante de 872 milhões de euros.

Política