CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Lula diz que saúde e educação não são 'gastos' e volta a criticar taxa de juros do Banco Central

"Um baita de um investimento", comentou o presidente sobre os dois setores e defendendo o começo de um ciclo de redução de juros

O Liberal
fonte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta sexta-feira (2), que saúde e educação não serão mais vistos como "gastos" e sim como "investimentos". A declaração foi feita durante um evento na Universidade Federal do ABC, em São Paulo. Em seguida, criticou a taxa básica de juros, a Selic, fixada pelo Banco Central neste ano, de 13,75%. Desde o anúncio do BC, Lula e o presidente vêm protagonizando atritos.

“Se a educação é a base de tudo, tomei a decisão de que, no nosso governo, quando se fala em fazer universidade, creche, escola, a gente não pode mais utilizar a palavra gasto. A palavra tem que ser investimento. É uma inversão que a gente precisa fazer", disse Lula.

VEJA MAIS

image Copom do Banco Central mantém Selic em 13,75% ao ano, maior patamar desde 2016
Essa foi a sexta reunião consecutiva em que o Copom não alterou a taxa de juros

image Com juros a 430% no ano, cartão de crédito exige cuidados; confira dicas para não se endividar
Economista reforça necessidade de anotar e controlar os gastos e defende que, em caso de inadimplência, usuário deve abandonar a modalidade

"Para a elite dominante desse país, tudo que é benefício é gasto. Saúde é gasto. Ora, a saúde é um baita de um investimento. Todo mundo sabe o quanto custa uma pessoa doente aos cofres do Estado. E o quanto pode produzir, trabalhar e aprender uma pessoa que está com plena saúde”, completou o presidente.

No último dia 19, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também defendeu a diminuição da Selic. Ele avaliou que o país está pronto para iniciar um ciclo de queda nos juros e criticou a decisão do BC em manter a Selic em patamar elevado. Lula relembrou o fato e disse que isso, sim, poderia ser configurado como gasto. As informações são da Agência Brasil.

image Presidente Lula associa taxa de juros ao desemprego no país
A taxa Selic, índice básico de juros da economia, voltou a ser alvo de crítica por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador

image 'Uma trava do BC que insiste em falar que não existem parâmetros', ministro sobre queda de juros

Gasto é a gente pagar 13,75 [% ao ano] por juro para o sistema financeiro desse país. Isso é gasto. O restante é investimento. Nós achamos que há espaço para começar um ciclo [de queda nos juros] mas, enfim, tem uma equipe técnica ali [no Comitê de Política Monetária do Banco Central] que está formada, e que nós procuramos respeitar", concluiu Lula.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA