MENU

BUSCA

Lula diz que ‘cuidar dos pobres exige coração do governo’ e não preocupação com orçamento

Presidente eleito se comprometeu em adotar políticas para população de rua no país

Emilly Melo

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se comprometeu em desenvolver políticas públicas para atender os catadores e pessoas em situação de rua no país. Durante o evento do Natal dos Catadores, em São Paulo, nesta quinta-feira (15), o petista afirmou que "cuidar dos pobres" exige "coração" do governo, e não preocupação com o Orçamento ou a política fiscal. Com informações da AE.

VEJA MAIS

Lula escolhe Luiz Marinho para chefiar Ministério do Trabalho, segundo a Folha
Nome do deputado federal eleito, e que já chefiou a pasta de 2005 a 2007, deve ser anunciado em breve

Margareth Menezes sobre convite para assumir Ministério da Cultura: 'Aceitei a missão'
Cantora fez a declaração no CCBB, em Brasília, onde atua equipe de transição

Em diplomação, Lula defende a democracia e se emociona; veja a íntegra do discurso
Segundo o presidente eleito, a democracia está sendo atacada mundo afora

“Digo sempre que para cuidar do povo pobre é preciso ter muito coração; a gente não cuida do pobre se ficar olhando dados estatísticos, se ficar olhando a política fiscal do governo, o orçamento da prefeitura, do Estado. Sempre haverá prioridade mais importante que os pobres, sempre haverá alguém fazendo pressão que você não consegue fazer", afirmou. "É um compromisso meu, faltando 15 dias para assumir a Presidência, que vamos dar uma vida decente àquele morador de rua que vive abandonado nas ruas de São Paulo."

No discurso, Lula também mencionou estar ciente da "falta de respeito" com que os catadores foram tratados nos últimos anos. "Sei da tentativa de facilitar para que empresários tomassem o lugar de vocês", disse, e completou: "Governar o Brasil não é atender quem pode nos visitar no gabinete".

A promessa do presidente eleito também inclui criar condições para que a categoria seja respeitada e ir até a população carente. "Catadores e tantos milhões de brasileiros não têm como chegar a prefeito, governador ou presidente. Não serão vocês que terão de ir ao presidente, sou eu que tenho de vir até vocês", garantiu. "Vamos conversar e encontrar uma solução definitiva para a população de rua do Brasil", finalizou.

Estiveram ao lado do presidente eleito o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a futura primeira-dama, Janja da Silva, e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.

(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Hamilton Braga, coordenador do Núcleo de Política)

Política