Lula discursará nesta terça-feira na abertura da Assembleia-Geral da ONU

Expectativa é de que ele aborde temas como combate à fome; guerra na Ucrânia, mudanças climáticas e defesa da democracia

O Liberal
fonte

Realizada anualmente em Nova York, nos Estados Unidos, a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) chega a sua 78ª edição nesta terça-feira (19),  reunindo chefes de Estado e de governo e ministros dos países. Desde 1955, tradicionalmente, os brasileiros são responsáveis pela 1ª fala dentre os chefes de Estado da assembleia, seguidos pelo presidente dos Estados Unidos, anfitrião do encontro. O discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura do evento está marcado para as 10h, no horário de Brasília (9h em Nova York).

O mandatário brasileiro retorna ao palco da ONU após 14 anos. Ele já participou sete vezes do evento, de 2003 a 2009, quando fez seu último discurso com presidente.

VEJA MAIS

image Gastos com cartão corporativo de Lula superam os de Bolsonaro, Temer e Dilma
Planalto afirma que maioria das despesas se dá devido a viagens internacionais do presidente

image Presidente Lula se reunirá com Zelensky e presidente dos EUA em Nova York
Será a primeira reunião bilateral entre Lula e o presidente da Ucrânia desde que o brasileiro assumiu o mandato presidencial

Em todas as falas anteriores do petista, foram abordados quatro temas centrais: reforma do Conselho de Segurança da ONU; combate à fome; promoção da paz e proteção do meio ambiente.

image Governo Lula Lula já empenhou R$ 24,2 bilhões em emendas em 2023
Esses valores devem aumentar à medida que o Congresso volte a discutir a reforma tributária, que está no Senado, e avance nas negociações do Orçamento de 2024, que precisa ser aprovado até dezembro.

image Sociedades e cidades sustentáveis são a base do futuro, diz Jader Filho na ONU
Ministro faz parte da delegação brasileira liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Nesta terça-feira, a expectativa é de que Lula volte a tratar de temas como reforma do Conselho de Segurança da ONU e combate à fome e à desigualdade, bem como o fim da guerra na Ucrânia e defesa da paz; combate às mudanças climáticas; cobrança por recursos de países ricos para preservar florestas; defesa da democracia; e mudanças na governança global.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA