MENU

BUSCA

Lula anunciará proposta de lei para garantir igualdade salarial entre homens e mulheres

Presidente apresentará projeto de lei no Dia Internacional da Mulher

O Liberal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta terça-feira (28) que apresentará uma proposta de lei para garantir que as mulheres recebam salários iguais aos dos homens caso exerçam as mesmas funções no trabalho. A apresentação do projeto de lei será feita na próxima semana, no Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.

Ainda não foram divulgados detalhes sobre o conteúdo do texto da proposta. No entanto, a atual legislação trabalhista prevê que homens e mulheres recebam o mesmo salário se desempenharem a mesma função. No artigo 461 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é estabelecido que "sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, no mesmo estabelecimento empresarial, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, etnia, nacionalidade ou idade".

VEJA MAIS

General do Exército admite vitória ‘indesejada’ de Lula e risco de ‘falhas’, mas nega fraude
Paiva também defendeu que o Exército não pode se render a posicionamentos político-partidários

Governo Lula prorroga novamente prazo de permanência de seguranças de Bolsonaro nos EUA
Medida foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (28)

Lula afirmou que a atual legislação apresenta "tantas nuances" que dificultam a equidade de pagamento entre homens e mulheres, historicamente afetada por disparidades no mercado de trabalho. Segundo o presidente, é preciso fazer uma lei que deixe claro que a mulher deve ganhar o mesmo salário que o homem se exercer a mesma função.

O novo projeto de lei terá que ser analisado pelo Congresso Nacional. Caso seja desrespeitado, caberá ao Ministério do Trabalho e à Justiça do Trabalho analisar e tomar medidas cabíveis.

Política