MENU

BUSCA

Luiz Fernando Corrêa é nomeado novo diretor-geral da Abin

Cargo estava vago há mais de um ano; nomeação saiu no Diário Oficial da União de hoje

O Liberal

Luiz Fernando Corrêa foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como novo diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Havia mais de um ano que o cargo estava vago. A indicação foi aprovada pelo Senado no último dia 17. Entretanto, a nomeação só foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (30). 

A sabatina estava prevista para março, mas foi cancelada na véspera. A justificativa oficial foi que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, iria ao senado naquele mesmo horário, porém, o motivo foi a informação de que Corrêa teria escolhido aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para ocupar os cargos de número 2 e 3 na agência.

VEJA MAIS

CPI do 8 de Janeiro tem quase 500 requerimentos; plano de trabalho será apresentado na quinta
Entre os requerimentos estão convocações para depoimentos e análises de alertas feitas pela Abin e processos em curso no STF

MPF pede acesso aos relatórios da Abin sobre atos do 8 de Janeiro
O pedido considera informações divulgadas pela imprensa de que a Agência produziu, entre 2 e 8 de janeiro de 2023, alertas sobre os potenciais atentados ao Congresso

Senado aprova nome indicado por Lula para direção-geral da Abin
Indicado do presidente já foi ex-secretário nacional de Segurança Pública

Desde o dia 31 de março de 2022 a Abin estava sem um diretor-geral, quando Alexandre Ramagem deixou o posto para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados. Então, Victor Felismino Carneiro assumiu como diretor interino. Ele foi exonerado em 1º de janeiro deste ano.

Política