CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Líder da FNL e ex-líder do MST, José Rainha é preso em São Paulo

Após audiência de custódia, ele foi mantido em prisão preventiva

O Liberal
fonte

O líder da Frente Nacional de Lutas Campo e Cidade (FNL) e ex-líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), José Rainha, foi preso em São Paulo, juntamente com outro líder da FNL, Luciano de Lima. Eles são suspeitos de extorquir pelo menos 6 donos de propriedades rurais. Além disso, policiais apreenderam armas supostamente usadas em conflitos agrários, incluindo 2 fuzis calibre 556 e duas espingardas calibre 12 e calibre 357.

A prisão de José Rainha ocorreu no sábado (4), depois de operações iniciadas no Pontal do Paranapanema, oeste paulista, no dia anterior. Ele passou por audiência de custódiano domingo (5) e foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caiuá, no sudoeste de Estado de São Paulo, onde será mantido em prisão preventiva. 

VEJA MAIS

image Frente Parlamentar da Agropecuária se pronuncia contra invasões do MST em fazendas da Suzano
Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura se preocupa com o risco de polarização ideológica alimentado pelas invasões

image Ministro fala sobre invasões de terras pelo MST no interior da Bahia: 'tentar resolver pelo diálogo'
Paulo Teixeira, titular da pasta do Desenvolvimento Agrário, informou que entrará em contato com o Movimento sugerindo negociação com a empresa Suzano

image MST ocupa fazendas de eucalipto da Suzano na primeira onda de invasões no novo governo Lula
Ação é realizada principalmente por mulheres em alusão ao Dia Internacional da Mulher

“As prisões preventivas têm como objetivo a interrupção do ciclo delitivo e promoção de prevenção geral e paz no campo”, disse a polícia.

Em 18 de fevereiro, integrantes do movimento iniciaram a ocupação de fazendas no Pontal do Paranapanema. A FNL alega que as prisões têm “cunho político” e estão ligadas à “jornada de ocupações do Carnaval Vermelho”. Segundo a entidade, é um “ato de retaliação aos lutadores do povo sem terra”. 

“O Carnaval Vermelho desse ano despertou a fúria do agro e de seus consortes e até o mercado andou nervoso. Afinal, pode ter um exército de famintos no país, mas terras sendo divididas entre os mais pobres é um crime ao qual o agronegócio e o capital não toleram. A FNL vem denunciando essa contradição de forma contundente, são milhares de sem tetos e sem terras indo morar em ocupações promovidas pela FNL, seja no campo ou na cidade”, disse o movimento, em um comunicado.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA