CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Lewandowski suspende ações penais abertas com base em acordo com a Odebrecht na Lava Jato

Ações beneficiam alvos emblemáticos arrolado pela extinta força-tarefa

O Liberal
fonte

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu cinco ações penais abertas na esteira da Operação Lava Jato com base em provas obtidas a partir do acordo de leniência da construtora Odebrecht, declaradas inválidas pela Segunda Turma da Corte. As ações beneficiam alvos emblemáticos da força-tarefa, incluindo o ex-senador Edison Lobão, o ex-presidente da Eletronuclear Othon Pinheiro da Silva, o suposto operador financeiro do ex-governador do Paraná Beto Richa, Jorge Atherino, e o advogado Rodrigo Tacla Duran.

De acordo com o ministro, o acervo de provas estaria comprometido porque as negociações da extinta força-tarefa com a Odebrecht foram instruídas pelo então juiz Sérgio Moro, também responsável pela homologação do acordo.

VEJA MAIS

image Maioria do STF mantém suspensão de processos sobre decreto de armas de Lula
Decisão regulamenta processos em instâncias inferiores sobre o tema

image Cármen Lúcia se declara contra militares e policiais advogarem em causa própria
Ministra do STF defende inconstitucionalidade de trecho do novo Estatuto da Advocacia

Lewandowski estendeu aos antigos investigados da operação a medida que beneficiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, anulando, em 2021, provas produzidas contra o petista no acordo de leniência entre a Odebrecht e o Ministério Público Federal.

Nos despachos, Lewandowski explicou a “imprestabilidade” dos elementos de prova obtidos a partir do acordo de leniência da Odebrecht. Segundo ele, “a própria cadeia de custódia e a higidez técnica dos elementos probatórios obtidos pela acusação por meio dessas tratativas internacionais encontrava-se inapelavelmente comprometida”.

Entre ações, suspeita de pagamento ilícito por Belo Monte

Entre as ações agora travadas, uma delas se debruça sobre a suposta corrupção no contrato das obras da Usina de Belo Monte, na qual constam como réus Lobão, seu filho Márcio, sua nora Marta e outros dois acusados.

A denúncia relata supostos pagamento ilícitos, entre 2011 e 2014, no valor de R$ 2,8 milhões, por intermédio do Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht. Além disso, há um processo sobre o almirante Othon Pinheiro da Silva, ex-presidente da Eletronuclear, que apura crimes ligados à construção do Estaleiro e Base Naval da Marinha em Itaguaí, no Rio, e uma ação que envolve Jorge Atherino, suposto operador financeiro do ex-governador do Paraná Beto Richa, em tramitação na Justiça Eleitoral do Paraná.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA