MENU

BUSCA

Justiça Eleitoral já recebeu quase 900 denúncias de propaganda irregular no Pará

Irregularidades são recebidas pelo aplicativo Pardal desde o último dia 16 de agosto

O Liberal

Até às 13 horas desta sexta-feira (30), o aplicativo Pardal havia recebido 878 denúncias sobre propaganda eleitoral irregular no Pará. Entre os municípios mais acessados,  temos: Belém, com 409 denúncias (46,5%); Ananindeua, com 66 denúncias (7,5%); Marabá, com 50 denúncias (5,6%) Castanhal, com 47 denúncias (5,3%) e Abaetetuba e Santarém, com 26 denúncias cada um (2,9%). A  Região Metropolitana de Belém (Ananindeua, Belém, Benevides, Santa Bárbara), corresponde a quase 60% das denúncias formuladas pela população, que envia evidências das irregularidades eleitorais por meio do aplicativo para a Justiça Eleitoral. 

VEJA MAIS

Eleições 2022: saiba como consultar os números dos candidatos
O Oliberal.com explicou consultar a numeração pela plataforma digital do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); veja

Transporte de armas e munições será proibido na véspera, no dia e um dia depois da eleição
Medida foi aprovada pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quinta-feira (29)

Eleições 2022: veja como emitir o título digital e descobrir o local de votação
E-título não poderá ser emitido no dia das eleições

As denúncias mais comuns se referem ao uso de bandeiras, adesivos e cartazes de forma não autorizada, além da interdição de vias públicas e utilização de veículos públicos para realização de propaganda de candidatas e candidatos. 

“O aplicativo Pardal está funcionando desde quando começou a propaganda eleitoral gratuita, no último dia 16 de agosto, e vai continuar até a diplomação dos eleitos, então, no dia da eleição, que é o dia dois de outubro, vai funcionar normalmente e a população poderá fazer as suas denúncias pelo app. Neste dia, é permitida a manifestação individual e silenciosa do eleitor, mas é proibida a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado, com bandeiras, broches, adesivos e camisetas. É proibido também fazer boca de urna e o uso de alto falantes, então, a população que verificar qualquer irregularidade pode fazer denúncia pela ferramenta”, explica a assessora da Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), Valéria Fontelles.  

Eleições 2022: confira o horário de votação e quais documentos levar para votar
O horário de votação é unificado em todo o Brasil

Alexandre de Moraes não vai proibir mesários de usar camisa da seleção brasileira
Em reunião com quatro centrais sindicais, o presidente do TSE e ministro do STF afirmou que está tranquilo quanto ao andamento das eleições e que a Polícia Militar trabalhará em conjunto com serviços de inteligência para impedir desordem nas seções

Eleições 2022: saiba qual é a ordem de votação e como fazer 'colinha' dos números
Ao todo, serão 16 números que cada cidadão deve ter em mente antes de apertar a tecla "confirma"; saiba como será ordem

O Pardal foi criado em 2014 e permite que o cidadão registre reclamações contra as campanhas. É um aplicativo gratuito e pode ser encontrado nas lojas virtuais Apple Store e Google Play, além dos portais da Justiça Eleitoral. O Pardal ainda direciona ao link do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) as outras irregularidades eleitorais vedadas pela legislação, como compra de votos, abuso do poder econômico e político, entre outros.

denúncias de propagandas irregulares na internet podem ser feitas por meio do link  https://www.tre-pa.jus.br/eleicoes/denuncie-aqui

Política