MENU

BUSCA

IBGE faz mobilização para recensear domicílios no Tapanã

Ação acontecerá em comunidades classificadas como "aglomerados subnormais", conhecidas como "invasões"

Emilly Melo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com entidades comunitárias ligadas à Central Única das Favelas e Instituto Data Favela, vai realizar, neste sábado (25), uma mobilização nacional dentro de comunidades classificadas como “aglomerados subnormais”, conhecidas no Pará como “baixadas”, “ocupações” ou “invasões”.

Na capital paraense, o IBGE recebe o apoio da Prefeitura de Belém, da coordenação estadual da CUFA, e de lideranças comunitárias locais para o encontro que acontecerá em frente a Unidade Municipal de Saúde (UMS) do Tapanã

VEJA MAIS

Mesmo com alta nos combustíveis, prévia da inflação segue estável em Belém
No Brasil, o IPCA-15 aponta quadro de desaceleração em março

Pará tem mais de 111 mil domicílios que não responderam ao Censo
IBGE vai revisitar algumas localidades e espera divulgar primeiros resultados da pesquisa em abril

Censo 2022: IBGE divulga contato gratuito para pessoas que ainda não foram recenseadas
Iniciativa visa diminuir as taxas de 'recusa' e de 'morador ausente' de Belém, após a etapa de coleta de dados, que terminou em fevereiro

Segundo o Instituto, o bairro do Tapanã concentra o maior número de domicílios dentro de aglomerados subnormais ainda na condição de “Não Resposta" para o Censo 2022. São 593 domicílios nessa condição localizados no bairro de mesmo nome. 

A Região Metropolitana de Belém possui 2.154 domicílios que ainda não responderam ao Censo, são essas:

  • Jardim Jader Barbalho (Ananindeua), com 313 domicílios;
  • Bacia do Uma-Fátima (Belém), com 244 domicílios;
  • Parque Guajará (Belém), com 238;
  • Parque Amazônia (Belém), com 232;
  • Santos Dumont (Belém), com 211;
  • Atalaia (Ananindeua), com 192; 
  • Taboquinha (Belém), com 131 domicílios.

Mobilização

No sábado (25), as equipes do IBGE farão a distribuição de filipetas sobre o Censo e serviço de atendimento aos domicílios que ainda não foram recenseados. Os agentes estarão trajando coletes de recenseador e irão se concentrar em frente a UMS do Tapanã. 

A ação também terá o apoio da equipe técnica da Secretaria Municipal de Economia (Secon) e da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), que cedeu a área externa da UMS Tapanã. Também dando apoio ao IBGE estarão Dona Neide, liderança comunitária da região, e Leya Silva, integrante da Coordenação Estadual da CUFA-PA.

Censo 2022

A coleta domiciliar do Censo 2022 foi finalizada em 28 de fevereiro de 2022. A atual fase, chamada de Análise de Dados, deve durar até 31 de março e tem o objetivo de reduzir as taxas de “Recusas” e “Morador Ausente”, em cada setor censitário. 

Por essa razão, os recenseadores serão enviados novamente aos domicílios que ainda não responderam ao Censo 2022. O morador ainda não recenseado pode ligar para o 0800 721 8181 para solicitar que o IBGE vá ao local.

(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política)

Política