MENU

BUSCA

Helder Barbalho anuncia conjunto de medidas para aumentar segurança nas escolas; vídeo

Além da criação do programa 'Escola Segura, a iniciativa prevê reforço de psicólogos e assistentes sociais para as unidades regionais e monitoramento nos estabelecimentos de ensino estaduais

O Liberal

O governador do Estado, Helder Barbalho, anunciou dois projetos de lei com um conjunto de medidas para aumentar a segurança nas escolas da rede pública estadual. A iniciativa faz frente aos episódios recentes de violência e ameaças em escolas do Brasil e no Pará.


VEJA MAIS

Helder visita fábrica de carros e ônibus elétricos na China: ‘fundamental para a nossa realidade’
Governador esteve na fábrica da BYD Company, empresa que produz carros, caminhões e ônibus elétricos

Energia limpa: Helder Barbalho desembarca na China e visita fábrica de veículos elétricos
Governador citou a indicação de Belém para sediar a COP 30 e diz que objetivo da visita é buscar alternativas de veículos de energia limpa para o Estado

Helder Barbalho participa de conferência em Londres ao lado de outras autoridades brasileiras
LIDE Brazil Conference debate economia, desenvolvimento social, meio ambiente e agronegócio

Entre as medidas, Helder citou desde a criação de um núcleo de segurança no âmbito da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), para a efetivação de ações protetivas, incluindo a utilização do botão de alerta similar ao botão do pânico, que aciona as forças de segurança, e o aumento do reforço policial e do número de psicólogos para o acompanhamento de alunos e de famílias que necessitem desse profissional.


Helder Barbalho está em viagem à China, integrando a comitiva oficial do presidente Lula, mas assegurou as medidas e aproveitou para informar que as proposições do Executivo serão encaminhadas à Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), pela governadora em exercício Hana Ghassan.

"A governadora em exercício está assinando os projetos de lei", disse o governador. "São iniciativas que possam em cada escola criar a efetividade necessária e pensar estratégias, que vão desde a presença do policial na escola, mas também o reforço de psicólogos que possam identificar alunos e famílias que estejam necessitando de acompanhamento psicológico".

O governador afirmou que no âmbito da Polícia Militar será criado um Batalhão Escolar com efetivo formado por policiais da reserva, que serão reconvocados com o intuito de garantir o policiamento dentro das escolas nos 144 municípios paraenses.

"Agora eu passo a bola para você Hana, que está em Belém à frente do governo do Estado, para assinar a lei e encaminhar a proposta para a Assembleia Legislativa do Estado. Você como mãe sabe muito bem a importância destas iniciativas. Bora Trabalhar", concluiu o governador.

Na mesma postagem feita nas redes sociais do governo do Estado, a governadora em exercício reafirmou a fala do governador, em vídeo gravado de Belém. "É isso mesmo governador, os episódios de violência no Brasil merecem uma resposta ágil e firme por parte do nosso Estado. Por esse motivo, sob o seu comando, acabei de assinar as leis para garantir mais segurança aos nossos alunos e toda a comunidade escolar", observou ela. 

Política